man lying on bed

Até que ponto roncar pode ser normal

O médico otorrinolaringologista Bruno Borges de Carvalho Barros da capital paulista, explica que quando o ronco é esporádico e não faz a pessoa acordar cansada, pode ser normal sim.

“O ronco é um som produzido pela vibração das estruturas da garganta durante o sono devido à passagem de ar restrita. Em muitos casos, o ronco é considerado normal e não representa uma questão mais séria”, diz.

Se a posição de dormir for a de barriga para cima, o ronco pode ocorrer mais frequentemente já que deste modo, pode levar à obstrução parcial das vias respiratórias por ação da gravidade que empurra a língua e outras estruturas para trás.

Se a pessoa consumiu álcool também pode acontecer já que o álcool relaxa os músculos, incluindo os da garganta, o que pode aumentar a probabilidade de ronco.

PUBLICIDADE

Dr. Bruno fala ainda que se o nariz estiver entupido e essa congestão nasal for devido a alergias, resfriados ou outros problemas respiratórios, o ronco também pode aparecer.

Entretanto, é é preciso atenção mesmo nos casos acima já que o ronco pode ser um sintoma de um distúrbio do sono mais sério chamado apneia do sono que ocorre quando a pessoa para de respirar temporariamente durante o sono.

Em torno de 30% das pessoas que roncam tem apneia e não sabem. “As pausas , sensação de sono não reparador e cansaço diurno são sintomas preocupantes, que precisam de investigação médica e intervenções para sanar a questão”, finaliza o otorrino.

FONTE

Bruno Borges de Carvalho Barros
Médico otorrinolaringologista pela UNIFESP Professor Medcel Pós-graduação pela UNIFESP. Especialista em otorrinolaringologia pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e cirurgia cervico-facial. Mestre e fellow pela Universidade Federal de São Paulo.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *