Home Qualidade de Vida Cuidados de higiene para quem tem animal em casa

Cuidados de higiene para quem tem animal em casa

10 min de leitura
0
0

Alérgicos e animais de estimação podem conviver em paz, basta adotar alguns hábitos para redobrar a higiene

Os animais de estimação são ótimos companheiros e transmitem muito carinho para seus donos.

No entanto, eles também podem ser responsáveis por um problema bastante desagradável: as alergias.

Ao contrário do que muita gente imagina, os animais em si não são os únicos responsáveis pelos problemas de saúde.

A pele, os pelos, as penas, a saliva e a urina até podem conter substâncias alergênicas que causam sintomas em quem é predisposto geneticamente, mas é a quantidade de ácaros que eles podem acumular a principal causa de alergia relacionada aos pets.

A alergia pode se manifestar tanto com sintomas respiratórios, como asma e rinite, quanto dermatológicos, como urticárias.

Quem é alérgico não precisa ser privado do contato com os pets. Hoje, estudos científicos comprovam que o convívio com os bichos de estimação pode estimular o organismo a se defender de outras alergias.

Entretanto, se a sua alergia for muito intensa e estiver impactando na sua qualidade de vida, minimize o contato. Em casos extremos, considere se desfazer do animal, sempre de forma responsável.

A melhor forma de evitar qualquer tipo de problema de saúde relacionado aos animais de estimação é investir nos cuidados de higiene, tanto pessoais quanto na casa como com os próprios bichos.

Cuidados pessoais

1 – Instintivamente, os animais adoram lamber e se encostar nas pessoas. Só evite que o seu pet se aproxime de suas vias respiratórias (nariz e boca) para prevenir os sintomas de uma crise respiratória.

2 – Se você tiver alergia de contato aos animais de estimação, evite passar muito tempo perto deles. Nesse caso, de preferência, eles devem ficar na parte externa da casa.

3 – Na hora de fazer a limpeza da área onde o bicho faz as necessidades, procure usar luvas de limpeza. Assim você não irá tocar diretamente nos excrementos nem em produtos de limpeza abrasivos.

4 – Não durma com o seu pet. Ao adotar esse hábito, a sua cama – e o seu corpo – se transformarão em centros de fatores que podem causar as alergias.

Cuidados com os pets

1 – Algumas raças de cães e gatos tendem a causar menos alergias. Se você está prestes a adotar e é alérgico, considere o maltês, o Yorkshire e o cão d’água português, e, para os felinos, o Sphynx, que não têm pelos.

2 – Faça a escovação diária do pet. Dessa forma ele eliminará menos pelos, pele morta e ácaros, que podem desencadear as crises. Procure fazer isso fora de casa, em um local ventilado e arejado.

3 – Dê banhos semanais no seu animal de estimação. Essa é uma forma de manter todo o corpo do pet higienizado e livre de fatores alergênicos.

4 – É preciso que o seu pet seque muito bem, especialmente os mais peludos, para que não acumulem fungos – outro agente que causa alergias.

5 – Os pets que são muito peludos podem fazer a tosa quinzenal ou mensal. Isso ajuda a reduzir a quantidade de pelos e, especialmente no verão, ajuda a refrescar e a secar o animal.

6 – Semanalmente é essencial higienizar os itens de uso do animal, como bebedouros e comedouros, caminhas e brinquedos, pois eles tendem a acumular os agentes nocivos. Água quente e sabão neutro são os melhores produtos para isso.

7 – Ensine o animal a fazer as necessidades sempre no mesmo lugar. Com os gatos, basta colocar a caixa de areia em um local arejado. No caso dos cães, é preciso habituá-los desde cedo a usar apenas um lugar da casa para isso.

8 – Animais estressados podem perder mais pelos do que o normal. Proporcione bem-estar ao seu bicho de estimação para evitar que isso aconteça.

Cuidados com a casa

1 – Diariamente, use um aspirador de pó ou um pano úmido para remover o excesso de sujeira da casa. Uma vez por semana, invista na faxina pesada. Apenas evite usar a vassoura, que pode espalhar os agentes alergênicos pelo ar.

2 – Use produtos específicos para a limpeza de locais onde há animais. Eles são mais eficientes para remover odores, resíduos e agentes nocivos à saúde sem causar alergia nos animais (o que aumentaria a quantidade de pelos perdidos).

3 – Semanalmente, coloque travesseiros, cobertores, almofadas, cortinas, toalhas e tapetes para tomar o sol da manhã. Antes de guardar, dê uma boa sacudida para eliminar os pelos.

4 – Mantenha a sua casa sempre bem iluminada e arejada. Deixe as portas e janelas abertas, pois isso ajuda o ar a circular e reduz odores que também podem ser incômodos.

5 – Use um purificador de ar no ambiente. O produto ajuda a reter os pelos e as impurezas presentes no ar, e devolve um ar limpo e livre de agentes nocivos para você respirar.


Recomendados


Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Qualidade de Vida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Cuidado com as alergias nos bebês durante o verão

É verão e talvez seu filho (a) já tenha tido alguma alergia. Festas, …