Video: Antônio Veiga diz “Amem” – Como o amor transforma as pessoas
Palestra do professor Antônio Veiga, mestre em psicologia clínica pela PUC do Rio Grande do Sul, no TEDxSão Paulo 2009. Você também vai amar assistir!
Trechos selecionados
“As ciências nos ensinaram muita bobagem. Mas não importa, ninguém é infeliz pelos erros e mentiras da história. Nós somos infelizes porque nos ensinaram a amar errado”
“O amor – a energia mais forte do universo – foi negligenciado”
“Nos ensinaram que é preciso amar o outro. Mas na verdade só podemos amar a nós mesmos. Meu amor sai de mim, passa pelo outro e volta. Ao passar pelo outro deixa resquícios, alimentos, subsídios do meu amor por mim, e ao mesmo tempo colhe subsídios do amor do outro e volta pra mim enriquecido”.
“O amor é circunferencial. Nunca o amor de uma pessoa fica na mão do outro. Nunca alguém pode nos trair, nos abandonar, nos rejeitar, só nós mesmos”.
“A antropologia filosófica tem um axioma que diz exatamente isso: quanto mais eu saio de mim em direção ao outro mais eu retorno a mim, me encontro e me realizo”.
“Tudo é importante, mas o sentido da vida é mais importante, o motivo da existência é aprender a amar e ser amado cada vez mais”
“Se isso fosse um sermão, eu diria amém. Como não é, digo amem. Dá no mesmo.“