Home Qualidade de Vida Amor e Relacionamentos Relacionamentos: só fique com quem tem coragem de assumir você para o mundo

Relacionamentos: só fique com quem tem coragem de assumir você para o mundo

7 min de leitura
0
0

Psicanalista Fabiano de Abreu explica que a forma de evitar qualquer relação abusiva e tóxica é ter amor próprio para entender que migalhas não satisfazem ninguém

Aquela pessoal especial que só dá atenção e trata você com amor e carinho quando estão a sós não te ama. O psicanalista e neurocientista Fabiano de Abreu explica que esta é mais uma forma de relação tóxica.

“Quando você está em um relacionamento com uma pessoa que não tem coragem de te assumir, isso de certa forma vai despertar em você uma insegurança muito grande e uma necessidade de conquistar o outro apenas para se auto-afirmar”, explica o pesquisador com formação em Harvard e autor de diversas publicações sobre mente, inteligência e relações.

Abreu explica que esta dinâmica coloca a pessoa em uma posição de submissão em relação ao outro.

“Você olha para ele ou ela como se ele fosse um objetivo a ser alcançado, uma meta, e faz de tudo para ter aceitação”.

O resultado é uma relação tóxica, desgastante e dolorosa. Seja qual for o motivo que leve o parceiro ou parceira a não assumir você, o resultado não será bom.

“Observe de fora se o que o outro sente é compatível com o que você sente, se ele não tem coragem de te assumir é um sinal de que ele não possui uma fortaleza emocional capaz de levar adiante um relacionamento com alguém, e isso não é problema seu, não tem a ver com você, é uma questão que precisa ser resolvida por ele, não se meta no meio disso”.

O conselho do neurocientista é, ao se abrir para alguém, observar se você se sente bem ou se apenas busca suprir alguma lacuna.

“Leve em consideração todos os pontos que envolvem essa relação, analise cada detalhe, veja se vale a pena investir nesta caminhada juntos, ou se você está caminhando solitariamente em uma direção que não é saudável. Assim você evitará que esse relacionamento se torne um fator de sofrimento em sua vida”.

A velha máxima de amar a si em primeiro lugar deve ser levada em consideração. Quando nos amamos, temos um instinto de autopreservação, o que ajuda a discernir fatos de ilusões.

“Não pense que com você será diferente. Apenas siga a sua vida, o seu caminho, se a pessoa de quem você gosta realmente gostar de você e se sentir pronta, ela vai te procurar”.

Fabiano explica que aceitar a união com quem não assume uma relação séria significa dizer que você não se valoriza e, portanto, permite que o outro não te valorize.

“Corte o mal pela raiz antes que essa erva daninha cresça dentro de você. Se você deixar que ela cresça, sofrerá quando precisar cortá-la, pois ela já estará bem grande, o que dá muito mais trabalho”.

Não aceite migalhas.

 

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Amor e Relacionamentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

4 sinais de que você está em um relacionamento tóxico

Seu novo relacionamento está caminhando para um território tóxico? A …