49 Mandamentos de Cristo – Palavras para viver
Este texto inclui uma coleção de 49 mandamentos de Cristo Jesus, destinados à reflexão e aplicação. Cada comando é acompanhado por uma referência à sua fonte bíblica.
Jesus disse: “Se me amais, guardai os meus mandamentos” (João 14:15). Guardar os mandamentos de Jesus começa com o reconhecimento de quais são.
A seguir está uma coleção de 49 mandamentos de Jesus. Ao lê-los, peça a Deus para ajudá-lo a observar essas palavras, aplicá-las e segui-las fielmente ao longo de sua vida.
1. Arrepender-se
“Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus” (Mateus 4:17).
2. Seguir a Jesus
“E disse-lhes: Segui-me, e eu vos farei pescadores de homens” (Mateus 4:19).
3. Alegrar-se
“Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Alegrai-vos e exultai, porque grande é o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós” (Mateus 5:11–12).
4. Deixar sua luz brilhar
“Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus” (Mateus 5:16).
5. Honrar a Lei de Deus
“Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir” (Mateus 5:17).
6. Reconciliar-se
“Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti; deixa ali a tua oferta diante do altar, e vai; reconcilia-te primeiro com teu irmão, e depois vem e oferece a tua oferta” (Mateus 5:23–25).
7. Não cobiçar
“Mas eu vos digo que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. E, se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; porque te convém que se perca um dos teus membros, e não que todo o teu corpo seja lançado no inferno. E se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; porque te convém que se perca um dos teus membros, e não que todo o teu corpo seja lançado no inferno”. (Mateus 5:28–30).
8. Manter sua palavra
“Deixe sua comunicação ser, sim, sim; Não, não: porque tudo o que passa disso é de procedência maligna” (Mateus 5:37).
9. Andar a segunda milha
“Ouvistes que foi dito: Olho por olho e dente por dente; mas eu vos digo que não resistais ao mal; mas qualquer que te ferir na tua face direita, oferece-lhe a outra também. E se alguém te processar na lei, e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a tua capa. E qualquer que te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pede, e não te desvies daquele que te pede emprestado” (Mateus 5:38–42).
10. Amar seus inimigos
“Mas eu vos digo: Amai os vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos. Pois, se amais aqueles que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem também os publicanos o mesmo?” (Mateus 5:44–46).
11. Ser perfeito
“Se amais aqueles que vos amam, que recompensa tendes? não fazem também os publicanos o mesmo? E se saudais apenas a vossos irmãos, o que fazeis de mais do que os outros? não fazem também os publicanos assim? Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus” (Mateus 5:46–48).
12. Praticar suas disciplinas secretamente
“. . . Quando deres a tua esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita; para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. . . . Quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente. . . . Quando jejuares, unge a cabeça e lava o rosto; para que não pareças aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente” (Mateus 6:1–18).
13. Acumular tesouros no céu
“Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem corroem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem corroem, e onde os ladrões não minam nem roube: porque onde estiver o seu tesouro, aí estará também o seu coração” (Mateus 6:19–21).
14. Buscar o Reino de Deus
“Buscai primeiro o reino de Deus e a sua justiça; e todas estas coisas vos serão acrescentadas” (Mateus 6:33).
15. Não julgar
“Não julgueis, para que não sejais julgados. Pois com o julgamento com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis, vos será medido novamente. E por que vês o argueiro no olho do teu irmão, mas não reparas na trave que está no teu próprio olho? (Mateus 7:1–3).
16. Não Lançar Pérolas
“Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem” (Mateus 7:6).
17. Pedir, Procurar, Bater
“Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; porque todo aquele que pede, recebe; e quem procura encontra; e ao que bate abrir-se-lhe-á” (Mateus 7:7–8).
18. Fazer aos outros
“Portanto, tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o também a eles; porque esta é a lei e os profetas” (Mateus 7:12).
19. Escolher o Caminho Estreito
“Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; porque estreita é a porta e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram” (Mateus 7:13–14).
20. Cuidado com os Falsos Profetas
“Acautelai-vos dos falsos profetas, que vêm até vós disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. Sabereis pelos seus frutos. Os homens colhem uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?” (Mateus 7:15–16).
21. Orar pelos Trabalhadores
“A colheita realmente é grande, mas os trabalhadores são poucos; rogai, pois, ao Senhor da messe que mande trabalhadores para a sua messe” (Mateus 9:37–38).
22. Ser prudente como as serpentes
“Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas.” (Mateus 10:16).
23. Não temer
“Não temais os que matam o corpo, mas não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo” (Mateus 10:28).
24. Ouvir a Voz de Deus
“Quem tem ouvidos para ouvir, ouça” (Mateus 11:15).
25. Pegar o jugo de Jesus
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim; porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve” (Mateus 11:28–30).
26. Honrar seus pais
“Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e quem amaldiçoar o pai ou a mãe, morra de morte” (Mateus 15:4).
27. Cuidado com a hipocrisia
“Cuidado e guardai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus” (Mateus 16:6).
28. Negar a si mesmo
“Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome diariamente a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por minha causa, esse a salvará. Pois que vantagem tem o homem, se ganhar o mundo inteiro, e se perder a si mesmo, ou for rejeitado?” (Lucas 9:23–25).
29. Não desprezar os pequeninos
“Cuidado para não desprezar nenhum destes pequeninos; porque eu vos digo que os seus anjos no céu sempre contemplam a face de meu Pai que está nos céus” (Mateus 18:10).
30. Advertir os infratores
“Além disso, se teu irmão pecar contra ti, vai e repreende-o entre ti e ele só; se ele te ouvir, ganhaste a teu irmão. Mas, se ele não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda palavra seja confirmada. E, se recusar ouvi-los, dize-o à igreja; mas, se também recusar ouvir a igreja, considera-o como gentio e publicano” (Mateus 18:15–17).
31. Cuidado com a Cobiça
“E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza, porque a vida de um homem não consiste na abundância das coisas que possui” (Lucas 12:15).
32. Perdoar Infratores
“Então Pedro aproximou-se dele e disse: Senhor, quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? até sete vezes? Disse-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete”. (Mateus 18:21–22).
33. Honrar o Casamento
“E ele respondeu e disse-lhes: Não lestes que aquele que os fez no princípio os fez homem e mulher, e disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe, e se unirá à sua mulher; e os dois serão uma só carne? Portanto, eles não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, não o separe o homem” (Mateus 19:4–6).
34. Seja um servo
“. . . Quem quiser ser grande entre vós, seja vosso ministro; e quem entre vós quiser ser o primeiro, seja o vosso servo; assim como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” (Mateus 20:26–28).
35. Seja uma Casa de Oração
“Está escrito: Minha casa será chamada casa de oração. . . ” (Mateus 21:13).
36. Pedir com Fé
“Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas também se disserdes a este monte: Ergue-te e lança-te no mar: será feito. E tudo o que pedirdes em oração, crendo, recebereis” (Mateus 21:21–22).
37. Dê a quem não pode te retribuir
“Então disse também ao que o havia convidado: Quando deres um jantar ou uma ceia, não chames teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos; para que eles também não te ofereçam novamente, e uma recompensa seja feita a ti. Mas, quando deres um banquete, chama os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos; porque eles não podem recompensá-lo: porque você será recompensado na ressurreição dos justos ” (Lucas 14:12–14).
38. Dai a César o que é de César
“Mostre-me o dinheiro do tributo. E trouxeram-lhe um denário. E ele disse-lhes: De quem é esta imagem e inscrição? Disseram-lhe: De César. Então lhes disse: Dai, pois, a César o que é de César; e a Deus as coisas que são de Deus” (Mateus 22:19–21).
39. Amar o Senhor
“Respondeu-lhe Jesus: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento. Este é o primeiro e grande mandamento” (Mateus 22:37–38).
40. Amar o seu próximo
“E o segundo [mandamento] é semelhante a este: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas” (Mateus 22:39–40).
41. Aguardar o Retorno de Jesus
“Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor. Sabei, porém, isto: se o pai de família soubesse em que vigília viria o ladrão, vigiaria e não permitiria que a sua casa fosse arrombada. Portanto, estai vós também preparados, porque à hora em que não penseis virá o Filho do homem” (Mateus 24:42–44).
42. Comer o pão, beber o vinho até que Ele venha
“Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e deu-o aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; Esse é o meu corpo. E, tomando o cálice, deu graças e deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; porque isto é o meu sangue do novo testamento, que é derramado por muitos para remissão dos pecados” (Mateus 26:26–28).
43. Nascer de novo
“Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes que eu te disse: Você deve nascer de novo” (João 3:5–7).
44. Guardar Meus Mandamentos
“Se me amais, guardai meus mandamentos” (João 14:15).
45. Vigiar e Orar
“Vigiai e orai para que não entreis em tentação; o espírito na verdade está pronto, mas a carne é fraca” (Mateus 26:41).
46. Alimentar Minhas Ovelhas
“Tendo eles jantado, perguntou Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? Ele lhe disse: Sim, Senhor; tu sabes que eu te amo. Disse-lhe ele: Apascenta os meus cordeiros. Disse-lhe pela segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Ele lhe disse: Sim, Senhor; tu sabes que eu te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas” (João 21:15–16).
47. Batizar meus discípulos
“Ide, pois, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo” (Mateus 28:19).
48. Receber o poder de Deus
“E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder” (Lucas 24:49).
49. Faça Discípulos
“Ide, pois, e ensinai todas as nações. . . ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos ordenei; e eis que estou convosco todos os dias até o fim do mundo. Amém” (Mateus 28:19–20).
Referência:
discipleshiptools.org