Aguçar a Intuição
Se você está lendo estas palavras, já deve ter adotado o caminho interno para o conhecimento e está usando a sua intuição em algum nível, simplesmente precisa começar a usá-la de uma maneira mais consciente e sistemática.
O processo de receber uma resposta interna (de dentro) tem três partes:
- Você deve saturar a sua mente externa com a idéia que está tentando entender, estude o pensamento até construir o que é chamado de “tensão criativa.”
- Depois que a tensão criativa alcançar certa intensidade, libere a idéia. Simplesmente relaxe a sua mente e liberte o pensamento ou problema.
- Depois de liberar a idéia, mantenha parte de sua atenção focalizada dentro de si mesmo (a) e espere por uma resposta.
Para usar a intuição com sucesso, você deve aplicar os três elementos e, para muitas pessoas, isso pode precisar de prática. Ao se deparar com uma questão difícil, muitas pessoas acham fácil construir a tensão, mas ela é mais frequentemente um estresse do que propriamente uma “tensão criativa”.
Muitos acham difícil liberar a questão depois de construir uma “tensão criativa”, ou não tão criativa, depois que ela foi conseguida. Entretanto, a liberação da questão é a parte mais importante do processo e a razão é simples, porque quando a tensão criativa é construída, você satura a sua mente com a idéia até que não haja mais nenhum espaço para que a reposta penetre.
Para receber a resposta, deve liberar a questão e permitir que a sua mente externa se torne calma e silenciosa para que ela, que já está lá na sua mente superior, possa aparecer na sua consciência desperta, pois enquanto a tensão existir, a resposta não terá espaço para vir à tona.
A chave para uma melhor intuição é usar conscientemente esses passos:
- Começar a deixar a sua mente superior saber sobre a idéia que deseja compreender.
- Construir intensidade a tensão criativa para ter certeza que a questão alcance a sua mente mais alta.
- Liberar a pergunta com a mente externa para que sua mente superior possa formular uma resposta.
- Esperar pela resposta que virá de sua mente superior.
Os passos são simples: Pense, libere e ouça.
Uma aproximação gradual
No início talvez se beneficie com uma aproximação gradual. Quando encontrar uma idéia nova faça o seguinte:
- Não permita que a sua mente externa faça nenhum julgamento sobre a idéia nova, pois o intelecto está sempre pronto para julgar qualquer coisa e todas as pessoas, mas se o julgamento já tiver sido feito, você deve rejeitá-lo com a sua mente consciente. Simplesmente tome a decisão de que não aceitará o julgamento, mas que buscará uma resposta vinda da sua mente mais alta. Neutralize a parte de sua mente que julga, observando como uma mente aberta á a chave do progresso.
- Decidir olhar a idéia com a mente aberta. Aplique uma técnica usada por muitos cientistas e pergunte-se: “Se esta idéia fosse verdadeira, ela poderia possivelmente explicar algo que o meu conhecimento e crenças atuais não possam explicar?” Você não está tentando determinar se a idéia é verdadeira, mas simplesmente considerando “o poder explicativo” da idéia.
- Decida considerar a idéia sob vários ângulos. Focalize na idéia até sentir que alcançou certa intensidade de concentração.
- Quando sentir que estabilizou uma tensão criativa, tome a decisão de liberar a idéia e mande-a para a sua mente superior.
- Envie-a para a sua mente mais alta junto com a pergunta: “Qual a melhor compreensão para esta idéia?” Não pergunte se ela é falsa ou verdadeira ou o que fazer nesta situação em particular. A sua mente superior não é a sua “linha direta psíquica” interior. Simplesmente peça uma compreensão mais alta para que a sua mente consciente possa fazer melhores escolhas.
- Libere a idéia, relaxe e ouça uma resposta.
Se não receber uma resposta, tome uma firme decisão de continuar praticando sem fazer um julgamento externo sobre a idéia. Simplesmente permaneça aberto à possibilidade que a sua mente superior possa responder-lhe depois, pois quando as pessoas são novas nesta técnica, muitas delas acham que não irão adquirir uma resposta imediata, ao contrário, a resposta pode vir depois, muitas vezes quando elas menos esperam.
Tome uma decisão que permitirá que o processo siga no seu próprio curso e que você continuará a praticá-lo. Você ficará gradualmente mais confortável com a técnica e esta é a chave para conseguir respostas, mas para adquiri-las você deve ter um lugar na sua mente consciente para que elas possam entrar, pois a resposta já está lá, na sua mente superior, você simplesmente tem de convidá-la a entrar na sua mente consciente.
No mundo de hoje, muitas pessoas estão tão presas em uma rotina diária estressante que não há nenhuma abertura para novas idéias. Tire “um tempo” e escute o silêncio dentro de si mesmo (a), porque este silêncio pode dar-lhe muitas respostas de ouro.
“Nosso espírito nos guia através da nossa intuição para fazermos a coisa certa. ~Robert Happé