Home Bem-estar Saúde O que causa ganho de peso repentino?

O que causa ganho de peso repentino?

8 min de leitura
0
0

O ganho de peso repentino ou sem intenção pode ser gerado por fatores variados. Muitas vezes, as pessoas sofrem drásticas alterações no peso e não conseguem associar a nenhum motivo específico. A seguir, seguem alguns aspectos que podem estar relacionados ao ganho de peso repentino.

 

  • Mudanças na rotina: Trocando de trabalho ou de atividades tais como estar mais tempo trabalhando de casa ou um aumento de sedentarismo podem gerar aumento de peso.

 

  • Mudanças na dieta: Muitas vezes, de forma imperceptível, as pessoas alteram a qualidade do que ingerem, dependendo da época do mês ou do ano. No inverno é mais comum ingerir alimentos mais ricos em gordura e, no verão, uma alimentação mais leve, com mais frutas, legumes e líquidos. Deve-se prestar atenção se o ganho de peso não é uma combinação entre a mudança na dieta e aumento do sedentarismo.

 

  • Mudanças no metabolismo: As mudanças no metabolismo acontecem com o tempo e com o avanço da idade. Mesmo sem perceber, com o tempo o corpo reduz sua capacidade de gastar calorias por si mesmo e pode gerar um aumento de peso, mesmo que não haja nenhuma mudança na dieta ou em nenhum hábito.
    Porém, ainda relacionado ao metabolismo, a tireóide que é uma glândula pequena, em formato de borboleta, localizada na região do pescoço e que tem a função de produzir hormônios que são responsáveis pelo metabolismo. O que pode ocorrer, é uma deficiência na produção destes hormônios causada por uma condição chamada de hipotiroidismo. Esta condição altera o peso dos indivíduos, além de causar fadiga, perda de cabelo, pele seca, entre outros.

 

  • Mudanças no exercício físico: Esse aspecto é muito importante e muitas vezes esquecido. Quando inicia-se uma atividade física como puxar peso ou atividade mais intensa que o que a pessoa está acostumada, as fibras musculares apresentam micro gotículas e inflamação, gerando acúmulo de água e, dessa forma, um aumento de peso temporário.

 

  • Mudança no hábito de fumar: Para de fumar faz com que os níveis de dopamina no corpo baixem. Dopamina é um neurotransmissor responsável pelo prazer instantâneo. Como os níveis baixam, a busca pela saciedade continua, levando a comer doces ou algo apetitoso que aumente a dopamina no corpo.

 

  • Depressão e ansiedade: Principalmente durante episódios de ansiedade o corpo humano tem aumento de adrenalina e cortisol. Esse é responsável pela economia de gordura e de energia. A depressão pode contribuir para o estado de cansaço constante, ansiedade, insônia e a perda do interesse em atividades que antes eram prazerosas. Devido ao aumento do cortisol constante e os níveis altos por um período prolongado, o aumento de peso pode ocorrer.

 

  • Insônia: Um dos fatores que podem levar ao aumento de peso é a privação do sono. Dormir menos de 6-8 horas por noite pode trazer vários malefícios à saúde. Ao não dormir, há uma redução dos níveis de leptina, que é o hormônio relacionado com a saciedade, e um aumento dos níveis de grelina, que é o alimento relacionado à fome. Com essa combinação, os efeitos podem ser devastadores levando a uma ingestão demasiada e desnecessária de calorias, levando ao ganho de peso.

 

O doctoranytime ressalta a importância e a necessidade de procurar um profissional como o endocrinologista e/ou nutricionista caso verifique um ganho de peso repentino e sem intenção.

Artigo publicado com garantias médicas, em colaboração com grupo científico do doctoranytime.

 

Referências:

Holland, K. (2021, March 9). Oral Birth Control and Weight Gain: What You Need to Know. Healthline.
womenshealth.pt. (2021, July 12). Women’sHealth.
Bone, M. A. J. T. (2021, March 25). I Just Started Exercising — Why Am I Gaining Weight?Cleveland Clinic. 

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja Também

Metade das pessoas com herpes-zóster desenvolve sintomas oculares

Lesões na córnea podem ameaçar a visão e são considerad…