Home Bem-estar Saúde Cabeça coçando após tingir os cabelos? Pode ser dermatite de contato; saiba mais

Cabeça coçando após tingir os cabelos? Pode ser dermatite de contato; saiba mais

3 min de leitura
0
0

A tricologista Viviane Coutinho ensina como evitar a alergia

Seu couro cabeludo coça quando você tinge os cabelos? Pode ser dermatite de contato. Ela ocorre quando há o contato com alguma substância que desencadeia a dermatite na pele.

Segundo a tricologista Viviane Coutinho, a dermatite de contato é uma reação alérgica que acontece quando a pele reage a um determinado desencadeador, que geralmente é encontrado em sabão, cosméticos, químicas, perfumes, joias, entre outros.

 

“Os sintomas variam de acordo com a causa. Vão de ardor ou queimação até intensa coceira (prurido). As reações alérgicas podem ocorrer imediatamente após o contato com o agente causador ou até meses após a exposição à substância”, afirma.

 

A dermatite de contato pode ser irritativa – 80% dos casos – e alérgica. O diagnóstico é feito pelo teste alérgico de contato.

 

“É necessário identificar o agente desencadeador e sempre proteger a pele. Caso não seja possível não utilizar, é fundamental usar recursos que acalmem e equilibrem a pele do couro cabeludo para que não haja futuras disfunções capilares”, explica Viviane.

 

Segundo a profissional, a melhor forma de prevenir é evitar o contato com o agente. Contudo, se não houver jeito – especialmente para quem quer tingir os cabelos e não sentir a cabeça coçando – é possível optar por tinturas específicas.

 

“Atualmente, existem colorações específicas para peles mais sensíveis e técnicas de proteção dentro da terapia capilar que contribuem e muito”, pontua.

 

 

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja Também

Inverno e as baixas temperaturas podem aumentar a queda dos cabelos?

Veja dicas para manter os fios bonitos e saudáveis O inverno pode trazer problemas …