Home Bem-estar Recuperação ativa para aliviar o estresse

Recuperação ativa para aliviar o estresse

5 min de leitura
0
0

passeio_no_parque_bicicleta

Conheça a recuperação ativa e como ela pode ajudá-lo a encarar a rotina estressante

Quando temos uma semana estressante e corrida, qual é o nosso primeiro instinto no final de semana? Se jogar no sofá ou dormir até tarde, certo? Mas você se sente realmente melhor depois de ficar largado por dois dias? Ou sente que está mais pesado e lento?

Pois bem, saiba que existe outra maneira de relaxar. Ela se chama recuperação ativa. Este é o nome que os atletas dão para os treinos mais leves, feitos para que o corpo descanse, mas sem ficar parado, passivo.

Como somos atletas do cotidiano, podemos levar esse conceito para o nosso dia a dia. Nesse caso, a recuperação passiva nada mais é do que ter um dia com atividades para aliviar o estresse e o cansaço da semana. Para que funcione, porém, é preciso que seja algo prazeroso, que tire a sua cabeça dos problemas cotidianos.

Uma caminhada no parque, uma viagem curta, conhecer um lugar novo na cidade, tudo isso nos distrai e nos ajuda a descansar.  A ideia é não ter nada muito planejamento, simplesmente sair de casa, sem nada definido.  Quando fazemos algo divertido, mas sem ser engessado, conseguimos encontrar o eixo, o equilíbrio. Na volta ao trabalho estamos mais atentos e preparados para lidar com crises.

 

Como aproveitar melhor a recuperação ativa para ter bem-estar:

  • Não tenha horário. Saia quando estiver pronto e volte quando sentir vontade.
  • Não faça nada com pressa. Mesmo que queira fazer várias coisas, evite encavalar a programação. Se não der tempo de ver algo hoje, faça semana que vem.
  • Não marque encontros. Saia com a sua família ou no máximo um amigo, mas não dependa dos outros. Esperar por alguém que está atrasado ou discutir a programação vai tirá-lo do objetivo.
  • Pare para comer o que der vontade. A comida nos traz lembranças e prazeres. Este não é o dia de ficar na dieta.
  • Deixe que a cidade o surpreenda. Abra a mente e experimente coisas novas conforme elas aparecerem.

 

Pronto para curtir um dia de recuperação ativa? Coloque um sapato confortável, pegue uma mochila com um casaco e um guarda-chuva e prepare-se para se surpreender.

 

Vera Mesquita é jornalista e escreve há mais de dois anos sobre relacionamentos e bem-estar no site astrocentro.com.br/blog. Gosta de assuntos relacionados ao mundo esotérico e ao autoconhecimento.

 


Recomendados

livros recomendados - lista amazon

Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Bem-estar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Cuidados com o uso do vinagre na limpeza doméstica

Atualmente há inúmeros sites e vídeos que ensinam fórmulas cas…