Celulite, o pesadelo das mulheres
A Fisioterapia Dermatofuncional é a área da fisioterapia que atua na prevenção e recuperação física funcional dos distúrbios endócrinos, metabólicos, dermatológicos e musculoesqueléticos que afetam direta ou indiretamente a pele.
Os fisioterapeutas dermatofuncionais são profissionais especializados nas disfunções de ordem estética.
A especialidade foi reconhecida pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO), por meio da resolução 362 e oferece tratamentos de disfunções estéticas e funcionais da pele (facial e corporal).
O fisioterapeuta atualmente tem um grande campo de atuação em hospitais, clínicas, consultórios, SPAS, academias e cursos de fisioterapia.
É importante enfatizar que a Fisioterapeuta Dermatofuncional não substitui a atuação do Médico Dermatologista, ele dispõe de técnicas específicas para assegurar e potencializar resultados efetivos de tratamento sem causar danos à saúde, com riscos menores, promovendo a melhora da sua saúde e do seu bem-estar, elevando a autoestima e contribuindo ao equilíbrio emocional, resultando em uma melhor qualidade de vida.
A análise da pele é o primeiro passo para se definir a forma de tratamento, após o reconhecimento das alterações que ocorrem nos tecidos que compõem sua estrutura. Qualquer alteração seja qual for a causa que a provocou, caracteriza a formação de lesões.
Os motivos para o aparecimentos destas lesões podem ser de natureza circulatória, inflamatória, metabólica, degenerativa ou hiperplásica.
Aqui vamos falar especificamente sobre a celulite, que surge devido ao mau funcionamento das células de gordura, onde ocorre um desequilíbrio entre os meios óleo e água.
Com isso há um aumento de volume da célula que gera a compressão dos vasos, comprometendo a circulação sanguínea e levando ao rompimento das fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela sustentação da pele. Daí surge a famosa e indesejada aparência de casca de laranja.
Existem vários fatores coadjuvantes ou que precipitam o aparecimento das celulites, mas, eles sozinhos não são capazes de determinar o seu aparecimento, a sua soma em conjunto com a natural tendência das mulheres aumenta e muito as chances de ocorrência.
Entre os fatores, temos a vida sedentária, ingestão de álcool, pílulas anticoncepcionais, cigarro e uma dieta hipercalórica.
Como já citado, esses não são fatores determinantes para o surgimento, mas, sim, são contribuintes para isso.
Mas, como para todo problema existe uma solução, para todo caso existe um tratamento, aqui o processo é um pouco demorado e está relacionado em promover melhores condições fisiológicas para os adipócitos. Isto pode ser obtido por meio da adoção de medidas alimentares equilibradas e a prática de atividades físicas como hábito.
Contudo, o uso de algumas medidas e tratamento especializado pode acelerar o tão sonhado resultado.
Tatiana Ribeiro – Fisioterapeuta, especialista em fisioterapia Cardiopulmonar, sócia da Clínica Ben Vivere.