Você conhece todos os tipos de vegetarianos?
As pessoas adotam uma alimentação vegetariana por diversas razões: ética, saúde e muitas outras. Mas mudar a alimentação da noite para o dia, não é fácil.
Assim como toda novidade, permitir-se um período de transição aumenta as chances de conseguir fazer uma mudança duradoura.
Uma pesquisa recente do Ibope apontou que 14% dos brasileiros com mais de 16 anos, ou seja, cerca de 22 milhões de pessoas, já se declaram vegetarianos.
Mas assim como a dieta ganha mais adeptos, ela também possui diversos estilos.
Tem desde os grupos mais radicais que não comem nenhum derivado animal, os veganos, até os mais flexíveis ou flexitarianos, que não comem apenas carne vermelha.
No livro Quase Vegetariano – Editora Alaúde, é apresentado todos os tipos de vegetarianos, que podem ser considerados como fases para chegar até o tão desejado vegetarianismo.
Além disso, a obra passa por todo esse passo a passo, desde cortar carne nas segundas-feiras, até não consumir mais nenhum ingrediente de origem animal.
Dentro do grupo dos vegetarianos, há vários subgrupos, como:
- Ovolactovegetarianos: consomem derivados do leite e ovos
- Lactovegetarianos: consomem derivados do leite, mas se abstêm de ovos
- Ovovegetarianos: não consoem derivados do leite, mas comem ovos
- Veganos: não consomem nada de origem animal, incluindo leite, ovos e até mel
- Flexitarianos: consomem carnes brancas e peixes
- Pescetarianos: consomem peixes
A dieta vegetariana oferece diversos benefícios para a saúde. Seguir uma alimentação sem carne também apela para a questão dos direitos dos animais.
Não importa em que ponto deste vasto universo de consumidores você se encontra: o importante é se sentir bem.
Saiba mais sobre o livro
Indicado para quem quer diminuir o consumo de carne e aumentar o consumo de verduras, legumes, grãos e cereais, este livro traz mais de 100 receitas lindamente ilustradas para todo mundo que quer comer bem, desde o vegetariano de carteirinha até os chamados “flexitarianos”, pessoas que são vegetarianas na maior parte do tempo, mas comem um pouquinho de carne de vez em quando.