Home Bem-estar Alimentação Ricos em cálcio: veja como evitar a deficiência no organismo sem precisar consumir leite animal

Ricos em cálcio: veja como evitar a deficiência no organismo sem precisar consumir leite animal

6 min de leitura
0
0
Alimentos ricos em calcio

O cálcio é um nutriente fundamental para o funcionamento do corpo, além de ser o mineral presente em maior quantidade no organismo.

Ele também possui as mais variadas funções, principalmente na formação de ossos, dentes e unhas, além de auxiliar no funcionamento do intestino, coração e sistema nervoso ao proteger contra a depressão. Algumas pessoas acreditam que só se consegue obter boas quantidades de cálcio através do leite animal e seus derivados, mas há uma infinidade de leites fortificados e alimentos que podem suprir a necessidade.

Outra forma de repor cálcio no organismo é também consumir alimentos como gergelim, brócolis cru, tofu, amêndoas, açaí, couve refogada, espinafre, feijão, verduras escuras, ameixa seca e agrião.

Os sinais de que os níveis de cálcio estão baixos no organismo são: câimbras, formigamento, falta de memória, depressão, irritabilidade, falta de controle da pressão arterial, palpitações, osteoporose, quebra espontânea dos dentes e cáries. No que diz respeito à saúde óssea, devemos considerar a vitamina D e a atividade física como primordiais para a absorção do nutriente, já que é a luz solar é a responsável por ajudar o organismo a metabolizar o cálcio e fixá-lo nos ossos.

Fontes de cálcio

A nutricionista Alessandra Luglio, adepta a dieta à base de plantas, comenta em quais bebidas podemos encontrar esse importante nutriente.

“É um erro comum acreditar que só se consegue obter boas quantidades de cálcio através do leite animal e seus derivados. Existe uma infinidade de leites vegetais fortificados e com nutrientes equivalentes ao leite de vaca. Para essas pessoas que não fazem questão de incluir o leite de origem animal na dieta, vale investir em bebidas vegetais como da Foodtech Possible, onde um copo oferece 40% das necessidades diárias. A bebida também foi formulada com ingredientes orgânicos, de fontes naturais e livres de glúten”, explica a nutricionista e consultora científica da nova marca.

Possible já está disponível em cerca de 25.000 pontos de venda, além de ser encontrado na loja virtual.

Sobre Positive Brands:

A Positive Brands é uma plataforma de marcas com propósito, ou seja, buscamos atingir lucros e ser referência em nossos nichos de mercado, que mantêm um forte compromisso de preservação do bem estar do planeta. Estamos alinhados com as novas maneiras de produção e somos convictos de que é possível crescer e se destacar sendo responsáveis, conscientes e comprometidos para diminuir ao máximo os danos causados na produção de nossos produtos. Acreditamos que empresas podem crescer com responsabilidade e ética, prezando pela sustentabilidade, pela valorização dos seus colaboradores e do meio ambiente, gerando um ciclo virtuoso de impacto positivo no mundo. Temos em nosso DNA o compromisso de levar ao consumidor produtos naturais, sem aditivos ou conservantes, e trabalhamos para reduzir ao máximo nossas emissões de carbono e lixo.

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Alimentação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja Também

Cálcio, vitamina D e atividade física: o trio fundamental para a saúde dos ossos

Envelhecer com saúde e independência. A limitação física…