Consumir frutas e verduras cruas protege contra o derrame
Que o consumo de frutas e verduras faz bem para a saúde não é nenhuma novidade. O que nem todos sabem é que se esses alimentos forem consumidos crus, eles podem inclusive proteger o organismo contra o derrame.
A constatação é de um estudo da Universidade de Wageningen, na Holanda que avaliou 20 mil homens e mulheres com idades entre 20 e 65 anos por um período de 10 anos.
Eles tinham que responder questões com informações sobre os hábitos alimentares diários. Antes do início da pesquisa, nenhum dos participantes tinha sofrido uma doença cardiovascular. Mas ao longo do tempo, foi verificado que 233 voluntários sofreram derrame.
De acordo com os resultados da estatística, o risco de um acidente vascular cerebral foi 36% mais baixo para as pessoas que consumiam 262 gramas de frutas e vegetais crus por dia em comparação às pessoas que consumiam cerca de 90 gramas do alimento, ou seja, uma maçã diariamente, por exemplo.
Já em quanto à ingestão de frutas e vegetais cozidos e processados, os cientistas não encontraram relação com a redução de derrames.
“Quem comia grandes quantidades desses alimentos cozidos ou processados (233 gramas) não sofreu menos derrames do que aqueles que comiam poucos vegetais cozidos ou processados (113 gramas) por dia”.
via Qualidade de vida: Organismo protegido