Para Cuidar Melhor da Saúde Aposentados Voltam ao Mercado de Trabalho
Uma recente pesquisa mostrou que 42,3% dos brasileiros aposentados, de 60 a 70 anos, voltaram a trabalhar.
Mas o que leva quase metade dos idosos de volta ao mercado de trabalho? Veja como a aposentadoria dos brasileiros não supre as necessidades dos idosos.
Aposentados retornam ao mercado de trabalho
Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e SPC mostrou que a aposentadoria não é o suficiente para suprir as necessidades dos idosos.
No total, 46,9% retornam ao mercado de trabalho para aumentar a renda familiar e conseguir pagar despesas extremamente necessárias com o cenário atual, ou seja, medicamentos e plano de saúde.
Do restante entrevistado, 18,7% retornam porque querem se sentir produtivos, enquanto que 23,2% precisam manter a mente ocupada.
Ainda tem os que precisam ajudar nas despesas da família, somando 9,1% deles. Isso acontece porque a aposentadoria não é reajustada conforme o Índice de Preços ao Consumidor.
Qual o motivo que leva os idosos a retornar ao mercado de trabalho?
Como mostrado acima, os idosos precisam suprir suas necessidades de saúde, onde os gastos com medicamentos são altos.
Sem contar que o plano de saúde para idoso está cada vez mais alto e com o salário mínimo, que é o que a maior parte deles recebe, não tem como sobreviver sem uma renda “extra”.
Por mais que o Governo ofereça alguns medicamentos gratuitos, a rede pública não dispõe da maior parte deles.
Isso quando os aposentados conseguem encontrar os que são distribuídos pelos programas do Governo Federal.
É fato que os reajustes na aposentadoria está longe de ser comparado com os da área de saúde.
Isso mostra que os gastos com a saúde pesam muito no orçamento dos idosos, sendo que pelo menos 15% da renda deles é destinada para sua saúde.
Aposentadoria está longe de ser um “mar de rosas”
Pensar que quando se aposentar vai dar para viajar, relaxar e só descansar é como sonhar acordado.
Atualmente os idosos precisam calcular o que vão poder gastar da sua aposentadoria, já que a maior porcentagem vai para a alimentação, plano de saúde e remédios.
Essas são despesas que não podem ser cortadas.
Isso faz com que os jovens foquem em investir pagando uma previdência, fazendo poupança e outros investimentos, já que pensar em contar com a “ajuda” do governo não é usar a sabedoria.
É claro que o cenário está ruim para todos, mas enquanto os brasileiros mais jovens podem contar com a boa saúde para trabalhar, os idosos precisam competir no mesmo mercado.
O que os idosos falam
De todos os aposentados ouvidos nessa pesquisa, 70,7% alegaram se sentir orgulhosos e satisfeitos por poder estar ativo no mercado.
Isso mostra, para muitos, que podem se sentir úteis com a economia do país e também acreditar que realmente são fortes.
A maior parte diz que se não fosse pelo trabalho, provavelmente estariam doentes.
Porém, 28,3% não estão nada satisfeitos de terem que voltar a trabalhar depois de anos de contribuição, 8,1% alegam se sentir esgotado e 9,3% não acreditam que essa é uma realidade para eles.
Andréia Silveira, colaboradora do site: Plano de Saúde
Acredito que eles voltam a trabalhar realmente por necessidade, mas que o desejo deles seria curtir os anos restantes que possuem. Lamentável aqui no Brasil não dá a devida assistência aos aposentados.