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4 sinais de que você está em um relacionamento tóxico

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Seu novo relacionamento está caminhando para um território tóxico? A resposta está em você.

4 sinais relacionamento toxico
Photo by Courtney Kammers on Unsplash

 

Namorar deveria ser divertido, mas navegar em um mar cheio de pessoas ‘não namoráveis’ não é divertido nem fácil.

Em vez de definidos ‘preto e branco’, os relacionamentos são turvos ‘tons de cinza’. Você não recebe apenas uma notificação dizendo que seu relacionamento é uma droga e que é hora de sair.

É inteiramente trabalho e decisão seus. E é complicado quando suas emoções e apego atrapalham. Às vezes, você até encontra pessoas que são manipuladoras e abusivas sem parecer, tornando quase impossível fazer julgamentos implacáveis ​​e ir embora.

Felizmente, existem sinais nos quais você pode recorrer para saber se seu relacionamento com um novo parceiro está caminhando para um território tóxico e se tem tudo a ver com você e como você se sente.

Confie em seu instinto neste caso. Aqui estão 4 sinais internos de que seu novo parceiro é errado para você.

1. Você não sabe se seu relacionamento é normal

Tradução: o relacionamento não se alinha com seus valores e visões de mundo.

Quando você entra em um novo relacionamento e não sabe se a maneira como seu parceiro se comporta ou trata você é normal, é um sinal de que ele não compartilha os mesmos valores e visões de mundo com você. Ele provavelmente têm expectativas diferentes para um relacionamento e interpretações de amor diferentes das suas.

Algumas diferenças podem ser resolvidas, mas se as diferenças forem fundamentais, no longo prazo, o relacionamento vai causar mais dor do que felicidade – não vale a pena duvidar.

Lembre-se de que você não precisa perguntar aos seus amigos ou à internet se o seu relacionamento está normal. “Normal” é relativo. É o seu relacionamento – deve funcionar para você. Você não deveria ter que mudar seu eu central para se encaixar na definição de “normal” de outra pessoa. Se você acha que precisa, isso significa que vocês dois não são compatíveis.

Em alguns casos extremos, a pessoa pode estar ofendendo você, fazendo você acreditar que seus comportamentos horríveis são comuns – tome sua posição.

2. Você se sente cada vez mais ansioso com o relacionamento

Tradução: o relacionamento não atende às suas necessidades e desencadeia seus problemas anteriores.

Pessoas com um estilo de apego ansioso muitas vezes sentem vergonha de sua ansiedade em um novo relacionamento. Elas fazem tudo ao seu alcance para suprimir seus sentimentos de ansiedade e agir com desprendimento. Mas é contraproducente de duas maneiras, independentemente do estilo de apego.

Primeiro, sua ansiedade está lhe dizendo informações importantes sobre suas necessidades.

Por exemplo, se você está ansioso com os hábitos de mensagens de texto de um parceiro, isso significa que o parceiro não está atendendo à sua necessidade de proximidade e desencadeia sua profunda insegurança quanto à distância. Embora você possa trabalhar com sua ansiedade com o tempo, o fato é que esse relacionamento não é tão seguro quanto deveria ser para você agora.

Em segundo lugar, ignorar seus sentimentos de ansiedade e fingir que não está incomodado significa permitir que o parceiro estabeleça os termos do relacionamento e mostre limites fracos. É dizer ao seu parceiro que não há problema em não atender às suas necessidades e que as necessidades dele são mais importantes do que as suas. Com o tempo, você se verá em um relacionamento com um estranho que só piora sua ansiedade.

Notavelmente, sua ansiedade crescente pode ser um sinal de que existem sutilezas de abuso emocional que seu cérebro capta antes de você – é perigoso.

3. Você se sente dissociado de seu eu habitual

Tradução: você é muito apegado ao seu parceiro para admitir para si mesmo que esse relacionamento é tóxico para você.

Este é um sinal alarmante de que você não apenas está no relacionamento errado, mas também em um relacionamento abusivo.

Muitas vezes começa encantador e atrai você rapidamente. Logo, você se apega intensamente ao seu novo parceiro e investe excessivamente no sucesso (ou existência) do relacionamento. Então, quando as coisas dão errado, você não pode ser honesto consigo mesmo e dar um passo para trás.

Em vez disso, você suprime seus verdadeiros sentimentos e pensamentos para manter o status quo. Você abre mão de seus próprios limites e padrões para preservar seu apego emocional e seu investimento, porque a alternativa é dolorosa demais. O resultado? Você não se sente mais como você mesmo.

Você se torna passivo e reativo. Você perde sua ação. Sua autoestima está no chão. Você é extremamente vulnerável. Se você está aqui, foi longe demais.

Uma regra simples para namorar – se você não está se sentindo como você, você está no relacionamento errado. O relacionamento certo deve torná-lo não apenas mais você, mas também melhor você.

 

4. Você não quer contar a outras pessoas sobre seus problemas de relacionamento porque “elas não entenderiam”

Tradução: seu parceiro é um manipulador especializado.

Você pode querer manter sua vida íntima para si mesmo por motivos de privacidade, mas se você sente que não pode compartilhar seus problemas de relacionamento com outras pessoas – especialmente amigos próximos e familiares – porque eles “não entenderiam”, é um enorme sinal de alerta.

Se seus amigos próximos e familiares – as pessoas que provavelmente compartilham os mesmos valores e visões de mundo que você – “não entenderiam” seus problemas de relacionamento, isso diz que há algo mais acontecendo com esse relacionamento além do que os olhos veem.

Você pode estar manipulando a si mesmo porque foi já manipulado por um longo tempo por seu parceiro. Você possivelmente está sob a influência de muitos preconceitos cognitivos e sua percepção do relacionamento tornou-se tão confusa que você não consegue mais distinguir claramente o certo do errado.

Há um elemento de vergonha e autojustificação em sua hesitação em compartilhar seus problemas de relacionamento com outras pessoas. Mas você sabe que, se descrevê-los em voz alta, terá dificuldade em encontrar motivos saudáveis ​​e significativos para ficar com seu parceiro.

Se você experimentar todos os 4 sinais ou mais, aqui está o que fazer

Se todos esses 4 sinais se aplicam a você, é hora de tirar sua cabeça da negação e avaliar sua situação pelo que é. Quanto mais você se permitir acompanhar os movimentos, mais prejudicial será para o seu bem-estar e saúde mental.

Aqui estão algumas dicas para lidar com um parceiro tóxico:

1. Priorize seu bem-estar

Sei que você pode querer tanto que esse relacionamento dê certo, mas sua saúde está em primeiro lugar. Sem saúde, você acabaria sem nada – ter um relacionamento certamente pode esperar.

Você precisa reconhecer suas necessidades e inseguranças e tomar decisões que o beneficiem como você é – mesmo que isso signifique cortar seu parceiro de sua vida hoje. Seja o principal defensor do seu bem-estar e felicidade.

2. Dê um passo atrás

Agora que você sabe que algo está seriamente errado com seu relacionamento, você precisa se separar de seu parceiro o mais rápido possível. Pelo menos fisicamente, o suficiente para você dar sentido à sua situação e se acalmar.

Não se preocupe em perder o potencial do relacionamento ou ofender seu parceiro dando um tempo. É problema dele, não seu. Sua principal preocupação agora é seu bem-estar – não perca isso de vista.

3. Fale com alguém

Você precisa de um aliado – por exemplo, um amigo de confiança, um membro da família ou um terapeuta. Você precisa de alguém para mantê-lo com os pés no chão quando duvida de si mesmo e sabe o que está acontecendo com você, caso algo perigoso aconteça com você.

Não dê ouvidos às pessoas que dizem “você está pensando demais”. Se alguém fizer isso, pare de contar com essa pessoa imediatamente. Encontre alguém que faça você se sentir visto e fique do seu lado.

4. Planeje sua saída

Se seu parceiro é realmente abusivo, não vai ser fácil simplesmente deixá-lo. Você pode precisar de um plano de fuga.

Se você já foi morar com seu parceiro, existem muitos recursos que podem orientá-lo sobre como sair com segurança. Se, felizmente, vocês não estão morando juntos e podem terminar com ele sem contato físico, certifique-se de que sua privacidade esteja protegida e você não lhe dê a chance de mudar de ideia.

5. Permita-se curar

As cicatrizes deixadas por um relacionamento abusivo podem ser profundas. Portanto, dê a si mesmo bastante tempo para se curar e se recuperar. Não é uma má ideia trabalhar em seus problemas antes de lidar com outras pessoas.

Garanto que, com o tempo e os cuidados adequados, você se sentirá melhor e ainda mais forte. Existem pessoas por aí que são saudáveis ​​e genuínas e podem fazer você feliz se você decidir encontrar um relacionamento novamente.

 

Artigo de Ellen Nguyen – Escritora, Bacharel em Psicologia, Editora da Tingly Mind, que oferece conselhos de vida e relacionamento para mulheres.

 

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