Home Qualidade de Vida 5 dicas para evitar estresse no trânsito

5 dicas para evitar estresse no trânsito

6 min de leitura
0
0

Se você pensa que trânsito, engarrafamento e congestionamento é algo exclusivo das grandes metrópoles você está muito enganado. Atualmente diversas cidades, inclusive do interior sofrem com esse problema, que vem se tornando comuns até mesmo em rodovias.

transito-estresse

O grande problema do trânsito é o estresse que ele causa. Os fatores são os mais diversos. O estresse reduz a qualidade de vida quem precisa enfrentar o trânsito praticamente todos os dias. Motoristas e passageiros sofrem com isso.

Cerca de 17% dos motoristas brasileiros possuem algum distúrbio de comportamento em momentos de trânsito e o estresse é o fator que desencadeia esses problemas. Prevenir estresses no trânsito é o melhor remédio. Pode parecer difícil, mas é possível manter a calma e serenidade no trânsito. Confira a seguir algumas dicas para não se estressar quando estiver preso no trânsito.

  1. Respire fundo: Inspirar e expirar são excelentes auxiliadores de relaxamento. A inspiração proporciona maior ingestão de oxigênio aos pulmões o que consequentemente aumenta também os níveis de oxigênio no sangue e no cérebro, o que mantém os neurônios em equilíbrio, proporcionando assim uma sensação de bem-estar. Não fique acelerando o carro em ponto morto, ou então cante pneu quando o trânsito abrir, isso prejudica seu carro e te deixa mais irritado.
  2. Pense em rotas alternativas: Precisa chegar a determinado local, mas está preso no trânsito? Algo muito comum nos dias de hoje, quando se deparar com trânsito lento, procure rotas alternativas para chegar ao seu destino, isso pode ser feito utilizando aplicativos de celular e também aparelhos GPS.
  3. Mantenha o carro revisado: Só tem uma coisa pior do que ficar preso no trânsito: ser o motivo disso. Respeite os limites do seu carro, faça e revisão periódica e lembre-se do tripé: óleo, radiador e pneus.
  4. Mantenha o rádio ligado: Ouça música enquanto está parado no trânsito e se possível, cante junto. O simples ato de ligar o rádio e sintonizar uma música de sua banda favorita faz com que sejamos levados para longe do ambiente estressante. Mantenha os vidros fechados, ligue o rádio, aumente o som e solte a voz. O estresse certamente irá embora e você se sentirá muito mais calmo e feliz.
  5. Se possível tenha uma companhia: Hoje em dia tornou-se comum o ato das caronas. Seja como forma de economizar ou até mesmo de fugir do precário transporte coletivo. O bom é que tendo uma companhia no carro, existe a possibilidade de haver uma conversa, o que faz com que o foco do trânsito parado seja totalmente desviado e dessa forma, sinta-se o mínimo de estresse possível.

Trânsito é algo irritante, todos sabem. Mas infelizmente é uma realidade cada vez mais presente na vida, porém como citamos nesse texto há algumas formas de driblar esse desconforto causado pelo trânsito. Seguindo essas dicas o estresse será menor e quem sabe você possa até se divertir estando preso em um grande congestionamento.

Everson Tavares é fotógrafo, jornalista e blogueiro do Tudodeauto.com.br


Recomendados


Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Qualidade de Vida

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Musicoterapia Para Estressados

Em minha prática como Musicoterapeuta, tive o privilégio de delimitar parte …