Conexão entre corpo, mente e autoestima: um desafio diário
Para fazer as coisas acontecerem na vida, é necessário buscar o equilíbrio entre três elementos essenciais ao ser humano: o corpo, a mente e a autoestima.
Juntos, eles influenciam diretamente na construção de caráter e na forma como cada indivíduo conduz sua jornada.
Para brasiliense Michelle Matos, psicóloga e coach de Imagem, manter o equilíbrio entre esses três elementos é de extrema importância para uma boa qualidade de vida.
Todas as cicatrizes, traumas e lembranças ruins que podem afetar esse equilíbrio devem ser encaradas como uma maneira de desenvolverem nossa melhor versão. Essa busca é difícil, mas não impossível. É um exercício diário”, afirma a especialista.
Para o corpo, é muito importante ter um estilo de vida em que você possa equilibrar sua rotina e um mindset positivo. Uma dieta equilibrada pode ajudá-lo a ter a energia necessária para trabalhar e fazer o que for preciso em seu dia a dia. Praticar exercícios, com frequência, também propiciarão equilíbrio em sua vida.
Para a mente, buscar atividades que estimulem o cérebro, além de potencializar o nosso raciocínio, pode nos trazer muitas inspirações. Um exemplo é aprender um novo idioma, um novo esporte ou iniciar um novo projeto. Isso pode dar motivação e ajudar a desenvolver uma nova e positiva perspectiva.
“É preciso, ainda, fazer um exercício para superar as ideias limitantes que bloqueiam as possibilidades de mudança e crescimento. Ignorar aqueles velhos pensamentos, como: “você não pode dançar”, “você é muito alto (a) para isso”, “você é uma garota”, “você não deveria jogar futebol” e muitos outros que se tornaram parte do cotidiano, e não lhe dão a oportunidade de se desenvolver como sempre quis. É hora de acreditar em si mesmo e mudar”, destaca a brasiliense, que mora há mais de oito anos na Europa.
A autoestima é o fator responsável por desenvolver boa parte da vida, podendo afetar as pessoas em vários sentidos. É uma avaliação que você faz de si mesmo e, por muitas vezes, ela pode ser cruel e impedir o crescimento pessoal de cada sujeito.
Michelle acrescenta que dependendo de como você se sente em relação a si mesmo, isso afetará positivamente ou negativamente os demais aspectos da vida.
“A autoestima é o valor que você dá a si mesmo. Valorize-se, faça atividades que te agrade, aprecie sua companhia, não se diminua e busque sempre destacar seus pontos fortes e positivos”, conclui.
Para ela, o equilíbrio entre o corpo, a mente e autoestima é o segredo para se desenvolver da melhor maneira possível.
“Assumir suas raízes e todo o processo que viveu com consciência trará certeza sobre para onde está indo, tornando, assim, o caminho mais prazeroso e significativo. Você sempre é responsável por suas escolhas e como você quer viver. Às vezes, uma boa reflexão sobre o passado e o presente pode conectá-lo com seu verdadeiro eu. Que tal concentrar-se em desenvolver sua melhor versão e sentir-se mais seguro sobre a pessoa que você é?”, convida Michele Matos.
Veja as 7 dicas de Michelle Matos para melhorar a conexão consigo mesmo:
- Usar o espelho para se olhar e dizer eu te amo, repetidas vezes pela manhã. Se conectando com o seu eu.
- Busque sempre estar aprendendo, estudando ou se desafiando diante de alguma coisa nova.
- Viajar o máximo possível, conhecer diferentes culturas e possibilidades. Expandindo suas experiências de vida.
- Busque uma rotina saudável, comer bem, praticar esportes. Essa energia gerada tem grande influência no resto da sua vida!
- Ter um ciclo social variado com pessoas de estilos e gostos diferentes.
- Tirar um minuto do seu dia para agradecer. Gratidão traz prosperidade.
- Procure ser uma pessoa tolerante e disciplinada.
Sobre Michelle Matos – Brasiliense, psicóloga e psicanalista (pela Université Paris VIII – Vincennes – Saint Denis), Michelle Matos mora na Europa há sete anos, continente onde teve a oportunidade de residir em cidades como Dublin, Londres, Paris e Berlim, sua cidade atual. Com a moda sempre presente em sua vida, Michelle viu no Coaching de Imagem a possibilidade de aliar sua formação à sua vocação. Hoje, além de profissional da área, Michelle mantém um blog – criado em 2013 – com artigos sobre Comportamento, Moda, Coaching e inspirações do seu dia a dia. Seu objetivo é ser boa ouvinte e ajudar indivíduos a se encontrarem, a trazerem o melhor de si, alcançando, assim, seus objetivos.