Anna Lembke traz “fórmula secreta para encontrar o equilíbrio entre dor e prazer” durante a HSM+
A professora de psiquiatria de Stanford falou para mais 3.000 pessoas sobre as dependências que o ser humano enfrenta no século 21, como lidar e escapar de vícios que rodeiam o dia a dia de toda a população.
Em um cenário onde as pessoas são cada vez mais bombardeados por telas de celular e buscam prazer a todo momento, a HSM+ trouxe ao Brasil a especialista em neurociência, Anna Lembke.
No palco principal, a professora de psiquiatria de Stanford falou para mais 3.000 pessoas sobre as dependências que o ser humano enfrenta no século 21, como lidar e escapar de vícios que rodeiam o dia a dia de toda a população – seja ficar ‘rolando o feed’ na tela de celular ou depois de acordar trocar o momento do café pelas atualizações das notificações das redes sociais.
Os estudos de Anna Lembke sobre o comportamento humano se tornaram mais conhecidos após sua participação no documentário da Netflix “O Dilema das redes” e no seu último livro, Dopamine Nation: Finding Balance in the Age of Indulgence (Nação Dopamina: Por que o excesso de prazer está nos deixando infelizes e o que podemos fazer para mudar) – , best-seller instantâneo do New York Times e do Los Angeles Times. A obra explora como moderar o consumo excessivo e compulsivo em um mundo sobrecarregado de dopamina, um fenômeno que ela designa como o paradoxo da abundância.
Lembke ressaltou que a todo momento o ser humano está expondo o cérebro a uma alta dopamina e que, por isso, algumas medidas precisam ser tomadas.
“É preciso criar estratégias entre você e seu celular, colocar outras atividades como prioridade e só depois pegar no celular. Faça o que precisa ser feito primeiro”, explica a psiquiatra.
Questionada sobre como identificar o momento que começamos a entrar em uma ‘zona de perigo’ do vício, Anna compartilhou uma dica importante:
“Costumo dizer que existem os 4 ‘Cs’: Compulsion, Craving, Consequences, and Control; no português – compulsão, desejo, consequências e controle. Quando você começa a perceber isso em sua vida, vê que nenhuma pessoa está imune. E assim conseguimos identificar se há um certo tipo de dependência. E reconhecer é o primeiro passo para sair deste ciclo”, conclui a especialista.
A HSM+ segue com uma programação intensa nesta quarta-feira, dia 29/11, no Transamérica Expo, na Zona Sul de São Paulo.