Meditação Com Música Clássica Melhora Saúde Física e Mental Na Quarentena
Conjunto de pesquisas demonstra poder da meditação para reduzir stress, ansiedade, depressão e elevar a imunidade
Em tempos de quarentena, os longos períodos de isolamento aliados às incertezas sobre o futuro e aos medos relacionados à saúde potencializam as situações de stress e os conflitos familiares. Segundo pesquisa recente da Universidade Médica Naval de Shangai, até 20% dos chineses têm apresentado sinais de transtorno de estresse pós-traumático.
Neste momento, voltam à tona os tratamentos e práticas alternativos, que demonstram eficácia sem o consumo de agentes farmacologicamente ativos. Um dele é a meditação, capaz de atuar em sintomas da ansiedade e da depressão de forma semelhante a alguns antidepressivos, conforme estudos.
Mais do que relaxar, a meditação promove efeitos positivos sobre a saúde. Meditar por 30 minutos todos os dias ajuda a reduzir sintomas de ansiedade, depressão e dores crônicas, é o que afirma o estudo feito na Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. As conclusões foram publicadas no Journal of the American Medical Association.
Neste sentido, o professor Jon Kabat-Zinn, diretor da Clínica de Redução de Estresse no Centro Médico da Universidade de Massachusetts, divulgou em matéria publicada pela revista Psichology Today os resultados de seus estudos que utilizaram a meditação para auxiliar pacientes médicos no alívio de distúrbios relacionados ao estresse.
Como consequência, a redução do stress produz efeitos positivos no cérebro e na função imunológica. Pesquisa publicada pela Universidade de Berkeley mostrou que pacientes saudáveis que receberam a vacina para a Influenza após 8 semanas de prática da meditação ‘mindfulness’ apresentaram aumento significativo nos anticorpos em reação à vacina em comparação ao grupo controle.
Para meditar em casa, em razão das restrições de circulação, a diretora da Clássicos Editorial, Cornelia Rosenthal, indica a playlist “Meditar e Relaxar”, do selo Naxos, especializado em música clássica. “Grandes compositores da história escreveram músicas apropriadas para relaxar e acalmar a mente, ideais para a prática da meditação”, complementa Cornelia.
Link para a Playlist “Meditar e Relaxar”: https://open.spotify.com/