Video: David Steindl-Rast responde “Quer ser feliz? Seja grato”
A única coisa que todos os seres humanos têm em comum é que cada um de nós quer ser feliz, diz o irmão David Steindl-Rast, um monge e estudioso ecumênico.
E felicidade, ele sugere, nasce da gratidão. Uma lição inspiradora sobre desacelerar, olhar para onde você está indo, e acima de tudo, ser grato.
Será que são mesmo as pessoas felizes que são gratas? Todos conhecemos um grande número de pessoas que têm tudo para serem felizes e não são felizes, porque elas querem algo a mais ou querem mais do mesmo.
E todos conhecemos pessoas que passam por várias adversidades, adversidades pelas quais nós próprios não gostaríamos de passar, e são profundamente felizes. Elas irradiam felicidade. É surpreendente. Por quê? Porque elas são gratas.
Então, não é a felicidade que traz a gratidão. É a gratidão que traz a felicidade. Se vocês pensam que é a felicidade que os torna gratos, pensem novamente. É a gratidão que os torna felizes.
Irmão David
David Steindl-Rast é um monge católico beneditino, notável por sua participação ativa no diálogo interreligioso e seu trabalho sobre a interação entre espiritualidade e ciência.
Steindl-Rast nasceu e cresceu em Viena, Áustria. Recebeu seu diploma de mestrado na Academia de Belas Artes de Viena e seu Ph.D. em psicologia experimental da Universidade de Viena (1952).
Emigrou para os Estados Unidos no mesmo ano e se tornou um monge beneditino em 1953 no Mosteiro de Monte Salvador em Pine City, New York , uma comunidade beneditina recém-fundada.
Com a permissão de seu abade, Damasus Winzen, em 1966 ele foi oficialmente delegado a buscar o diálogo budista-cristão e começou a estudar o Zen com vários mestres.
Ele co-fundou o Centro de Estudos Espirituais com professores judeus, budistas, hindus e sufis e é membro da Associação Lindisfarne.
Seus escritos incluem “Gratidão, o Coração de Oração”, “A Música do Silêncio” (com Sharon Lebell), “Palavras de senso comum” e “Pertencendo ao Universo” (co-autoria com Fritjof Capra).
Ele é também co-fundador da “Network for Grateful Living“, uma organização dedicada a gratidão como uma influência transformadora para os indivíduos e a sociedade. [wikipedia]
estou gostando muito dos assuntos tratados no site. Parabéns.