Home Bem-estar Saúde Psicologia Psiquiatra e Psicólogo: qual a última vez que você visitou esses profissionais?

Psiquiatra e Psicólogo: qual a última vez que você visitou esses profissionais?

9 min de leitura
0
0

Cuidar da saúde mental também faz parte do nosso check up anual de saúde, entenda como esses profissionais podem te ajudar a ter mais qualidade de vida.

Com o stress do dia a dia, ainda mais depois da crise do coronavírus, muitas pessoas se viram mentalmente esgotadas, com estafa, burnout, depressão, ansiedade e outros problemas. No artigo de hoje, vamos explicar o que fazem o psicólogo e o psiquiatra e quais os benefícios de se cuidar da saúde mental para termos mais qualidade de vida. Acompanhe conosco e esclareça suas dúvidas.

Qual a diferença entre esses profissionais?

Muitas pessoas ainda confundem, e não sabem qual devem procurar quando tem algum problema. Mas existem diferenças básicas tanto na formação, quanto na forma de atuação, confira:

Psiquiatra

O psiquiatra é o médico que cuida da saúde mental do paciente e pode atuar com terapias diversas, pode receitar remédios se for o caso, mas seu foco ainda é em relação a saúde mental que envolve o corpo e sintomas físicos.

Como escolher o profissional?

O profissional deve ser graduado em medicina, registrado no CRM. E ainda ter trabalhado o período de 2 a 3 anos em residência, para poder fazer a sua  especialização em psiquiatria e passa pela prova de Título Psiquiatria para exercer a profissão.

O Título de Especialista em Psiquiatria é essencial para o exercício da especialidade, que qualifica e certifica os conhecimentos técnicos e científicos necessários, além de valorizar o exercício da profissão. Conforme o Código de Ética Médica, em seu capítulo XXI, é vedado ao médico “anunciar títulos científicos que não possa comprovar e especialidade ou área de atuação para a qual não esteja qualificado e registrado no Conselho Regional de Medicina”.

Psicólogo

O psicólogo é o profissional de saúde que cuida da saúde mental do paciente e pode atuar com terapias diversas, mas seu foco é na análise e terapias que não envolvem remédios ou o corpo físico. Ele atua com psicanálise, análise comportamental e outras terapias que auxiliam a mente. Normalmente são agendadas 1 ou mais sessões semanais com o paciente, tudo de acordo com sua necessidade.

Como escolher o profissional?

O profissional deve ser graduado em psicologia e ter registro no conselho regional de psicologia, que fiscaliza os profissionais e garante que este profissional está devidamente habilitado.

Benefícios de cuidar da saúde mental

Embora o assunto esteja na moda na sociedade de hoje e muita gente reconheça a importância, poucas pessoas realmente investem na saúde mental e qualidade de vida. Fazer terapia ou ir ao psiquiatra ainda é a escolha de poucos. Veja os benefícios que isso pode trazer a sua vida:

Melhoria dos relacionamentos interpessoais

Para ter uma vida plena e satisfatória é muito importante saber se relacionar bem com o próximo. As relações interpessoais fazem parte do cotidiano do ser humano e podem ser observadas em interações do dia a dia, como as estabelecidas no ambiente de trabalho com colegas, em casa com a família ou no contato com amigos.

Alívio do stress

Muitas pessoas acabam indo à terapia como uma forma de desabafar, colocar as perturbações mentais para fora e isso é altamente benéfico para nossa qualidade de vida.Isso melhora sua produtividade e diminui as chances de ataques de pânico ou ansiedade, o que com o tempo pode desencadear a síndrome de pânico por exemplo.Fazer terapia acaba prevenindo isso.

Ajuda no desenvolvimento da inteligência emocional

O desenvolvimento da inteligência emocional é mais um dos ótimos benefícios do tratamento psicológico, pois permitirá que você possa aprender a encontrar as soluções lógicas para situações conflitantes.

Combate problemas como TDAH e hiperatividade

No caso conjunto do psiquiatra com o psicólogo é possível tratar problemas que atrapalhem seu desempenho no trabalho, na vida e nos estudos, como por exemplo o TDAH ou a hiperatividade. O psiquiatra pode atuar com determinados remédios enquanto o psicólogo atua na análise e terapia comportamental.

Conclusão

Bom, esperamos que tenha ficado claro como o psiquiatra e o psicólogo podem ser importantes na obtenção de saúde mental e qualidade de vida.

Já falamos em outro artigo sobre como dormir bem melhora a imunidade, sugiro a leitura.

Sugestões e dicas deixem nos comentários.

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Psicologia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja Também

TDAH em Adultos – O Que Sabemos?

Cada vez mais pesquisadores tem se debruçado para entender a condição…