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7 maneiras para aumentar a autoestima

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Conheça algumas maneiras de aumentar a autoestima de forma simples e conquistar mais autoconfiança.

Desde a infância, a sociedade estabelece padrões de humor, comportamentos e formas de lidar com o mundo. Neste texto entenda como, afinal, você pode aumentar a autoestima e, principalmente, como mantê-la, conferindo estas 8 maneiras práticas!

O que é a autoestima?

A autoestima nada mais é do que uma opinião individual sobre suas próprias habilidades e capacidades. Assim, a autoestima é considerada pela maioria dos profissionais da área da psicologia como uma forma de avaliação mental que uma pessoa faz de si mesma, que pode ser positiva ou negativa.

Em geral, a autoestima envolve crenças limitantes para si mesmo, do tipo: “eu sou competente ou incompetente”. A autoestima também evoca emoções como, por exemplo, “sinto satisfação ou desespero”, “orgulho ou vergonha” etc.

Um psicólogo costuma definir a autoestima como o conhecimento que a pessoa tem de si mesma, relacionado à sua autoimagem, autoconfiança e autoaceitação. Por este motivo, a autoestima reflete em como a pessoa se define sobre seu próprio valor. E isto interfere em suas tomadas de decisões em diversas situações na vida cotidiana, principalmente nas atitudes que manifestamos. 

A autoestima é responsável pela satisfação consigo mesmo

A baixa autoestima tende a deixar as pessoas inseguras e desmotivadas. Os pensamentos negativos que, às vezes, são desencadeados por incertezas, tem relação com a baixa autoestima. O excesso desses pensamentos funciona como um ciclo vicioso que impacta de forma negativa a autoestima da pessoa.

Nesse momento você deve estar se perguntando se é possível identificar algumas reações que afetam suas opiniões sobre si mesmo. A resposta é que, às vezes, a pessoa pode se sentir como “intimidada” ou simplesmente se sentir sozinha. De qualquer modo, há algumas formas que a pessoa pode fazer para aumentar a sua autoestima. Veja quais são.


7* maneiras de aumentar a autoestima

1-  Ser mais gentil consigo mesmo

Se a pessoa fizer um esforço para ser mais gentil consigo mesma, poderá começar a se acostumar com pensamentos mais assertivos sobre si e desafiar quaisquer outros pensamentos negativos que possam surgir.

Uma boa forma para aumentar a autoestima é falar consigo da mesma maneira que falaria com seus amigos queridos. Tal ação pode ser difícil no começo, mas, como diz o ditado, a prática leva à perfeição. 


2- Cada pessoa é única

Evitar a comparação com outras pessoas é uma forma infalível de começar a se sentir melhor e aumentar a autoestima. Concentre-se nos seus próprios objetivos e conquistas, ao invés de medi-los com os de outra pessoa.


3- Prática de exercícios

A atividade física é uma ótima forma de aumentar a autoestima, já que o exercício estabelece metas, desenvolve disciplina, força de vontade e gera autoconfiança. Suar a camisa também ajuda o corpo a liberar hormônios como a endorfina, os famosos hormônios do bem-estar.

4- Perfeição é uma ilusão

A pessoa deve saber que ninguém é perfeito. A perfeição deve ser encarada como uma busca, mas não se deve imagina-la como algo concreto. A pessoa pode se esforçar para ser a sua melhor versão de si, e aceitar que a perfeição, na verdade, é um objetivo ilusório, mas importante. Lembre-se de que todas pessoas cometem erros. Aliás, quem comete erros, poderá aprender e crescer.


5- Estabelecimento de foco

A concentração naquilo que você pode mudar em sua vida é muito importante. Na verdade, é muito fácil estar preso em todas as questões que estão fora de seu controle. Em vez disso, tente concentrar a sua energia na identificação de coisas que estão sob seu controle e ver o que você pode fazer com elas.


6- Fazer aquilo que gosta

Se você gasta tempo fazendo as coisas que mais gosta, é provável que pense de forma positiva. Isso pode ser dado pelo tempo gasto lendo, cozinhando ou simplesmente trabalhando. Se isso faz você feliz, você deve arrumar um tempo para isso.


7- O sucesso está nas pequenas coisas

Para aumentar a autoestima, comemorar as pequenas coisas é algo que vale a pena. Celebrar as pequenas vitórias é uma ótima maneira de aumentar a confiança e começar a sentir-se melhor consigo mesmo.

Assim, quando se trata de aumentar a autoestima, saiba que apenas uma opinião realmente importa: a sua própria. Mas mesmo essa deve ser cuidadosamente avaliada, já que o ser humano tende a ser seu próprio avaliador crítico mais severo.

Ao prosseguir para encontrar o caminho da autocrítica, observe cuidadosamente tudo o que está acontecendo. Da mesma forma, a ajuda profissional neste momento é muito importante para que essa conduta de auto avaliação seja acompanhada de forma coerente e tranquila.

O tratamento pela psicoterapia sugere estes tipos de avaliações sobre a autoestima e estimula a identificar esses processos individuais. Assim, aprender a diferenciar quem você é e o que você pensa é a chave para aumentar a sua autoestima.

Saber reconhecer o valor interior e aceitar o próprio eu, são as bases mais seguras para esse crescimento. Com esse reconhecimento, a pessoa é livre para amadurecer sem medo do fracasso. Portanto, pensamentos e crenças autodestrutivos devem ser desaprendidos.

Siga os passos descritos acima como um começo para o esforço de aumentar a sua autoestima! 

 

Artigo elaborado pela Psicóloga Thaiana Brotto

*Edição: a contagem estava incorreta, não são 8 e sim 7 maneiras.


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