Home Bem-estar Saúde Psicologia 8 maneiras para aumentar a autoestima

8 maneiras para aumentar a autoestima

12 min de leitura
0
0

Conheça algumas maneiras de aumentar a autoestima de forma simples e conquistar mais autoconfiança.

Desde a infância, a sociedade estabelece padrões de humor, comportamentos e formas de lidar com o mundo. Neste texto entenda como, afinal, você pode aumentar a autoestima e, principalmente, como mantê-la, conferindo estas 8 maneiras práticas!

O que é a autoestima?

A autoestima nada mais é do que uma opinião individual sobre suas próprias habilidades e capacidades. Assim, a autoestima é considerada pela maioria dos profissionais da área da psicologia como uma forma de avaliação mental que uma pessoa faz de si mesma, que pode ser positiva ou negativa.

Em geral, a autoestima envolve crenças limitantes para si mesmo, do tipo: “eu sou competente ou incompetente”. A autoestima também evoca emoções como, por exemplo, “sinto satisfação ou desespero”, “orgulho ou vergonha” etc.

Um psicólogo costuma definir a autoestima como o conhecimento que a pessoa tem de si mesma, relacionado à sua autoimagem, autoconfiança e autoaceitação. Por este motivo, a autoestima reflete em como a pessoa se define sobre seu próprio valor. E isto interfere em suas tomadas de decisões em diversas situações na vida cotidiana, principalmente nas atitudes que manifestamos. 

A autoestima é responsável pela satisfação consigo mesmo

A baixa autoestima tende a deixar as pessoas inseguras e desmotivadas. Os pensamentos negativos que, às vezes, são desencadeados por incertezas, tem relação com a baixa autoestima. O excesso desses pensamentos funciona como um ciclo vicioso que impacta de forma negativa a autoestima da pessoa.

Nesse momento você deve estar se perguntando se é possível identificar algumas reações que afetam suas opiniões sobre si mesmo. A resposta é que, às vezes, a pessoa pode se sentir como “intimidada” ou simplesmente se sentir sozinha. De qualquer modo, há algumas formas que a pessoa pode fazer para aumentar a sua autoestima. Veja quais são.

8 maneiras de aumentar a autoestima

  1. Ser mais gentil consigo mesmo

Se a pessoa fizer um esforço para ser mais gentil consigo mesma, poderá começar a se acostumar com pensamentos mais assertivos sobre si e desafiar quaisquer outros pensamentos negativos que possam surgir.

Uma boa forma para aumentar a autoestima é falar consigo da mesma maneira que falaria com seus amigos queridos. Tal ação pode ser difícil no começo, mas, como diz o ditado, a prática leva à perfeição. 

  1. Cada pessoa é única

Evitar a comparação com outras pessoas é uma forma infalível de começar a se sentir melhor e aumentar a autoestima. Concentre-se nos seus próprios objetivos e conquistas, ao invés de medi-los com os de outra pessoa.

  1. Prática de exercícios

A atividade física é uma ótima forma de aumentar a autoestima, já que o exercício estabelece metas, desenvolve disciplina, força de vontade e gera autoconfiança. Suar a camisa também ajuda o corpo a liberar hormônios como a endorfina, os famosos hormônios do bem-estar.

  1. Perfeição é uma ilusão

A pessoa deve saber que ninguém é perfeito. A perfeição deve ser encarada como uma busca, mas não se deve imagina-la como algo concreto. A pessoa pode se esforçar para ser a sua melhor versão de si, e aceitar que a perfeição, na verdade, é um objetivo ilusório, mas importante. Lembre-se de que todas pessoas cometem erros. Aliás, quem comete erros, poderá aprender e crescer.

  1. Estabelecimento de foco

A concentração naquilo que você pode mudar em sua vida é muito importante. Na verdade, é muito fácil estar preso em todas as questões que estão fora de seu controle. Em vez disso, tente concentrar a sua energia na identificação de coisas que estão sob seu controle e ver o que você pode fazer com elas.

  1. Fazer aquilo que gosta

Se você gasta tempo fazendo as coisas que mais gosta, é provável que pense de forma positiva. Isso pode ser dado pelo tempo gasto lendo, cozinhando ou simplesmente trabalhando. Se isso faz você feliz, você deve arrumar um tempo para isso.

  1. O sucesso está nas pequenas coisas

Para aumentar a autoestima, comemorar as pequenas coisas é algo que vale a pena. Celebrar as pequenas vitórias é uma ótima maneira de aumentar a confiança e começar a sentir-se melhor consigo mesmo.

Assim, quando se trata de aumentar a autoestima, saiba que apenas uma opinião realmente importa: a sua própria. Mas mesmo essa deve ser cuidadosamente avaliada, já que o ser humano tende a ser seu próprio avaliador crítico mais severo.

Ao prosseguir para encontrar o caminho da autocrítica, observe cuidadosamente tudo o que está acontecendo. Da mesma forma, a ajuda profissional neste momento é muito importante para que essa conduta de auto avaliação seja acompanhada de forma coerente e tranquila.

O tratamento pela psicoterapia sugere estes tipos de avaliações sobre a autoestima e estimula a identificar esses processos individuais. Assim, aprender a diferenciar quem você é e o que você pensa é a chave para aumentar a sua autoestima.

Saber reconhecer o valor interior e aceitar o próprio eu, são as bases mais seguras para esse crescimento. Com esse reconhecimento, a pessoa é livre para amadurecer sem medo do fracasso. Portanto, pensamentos e crenças autodestrutivos devem ser desaprendidos.

Siga os passos descritos acima como um começo para o esforço de aumentar a sua autoestima! 

 

Artigo elaborado pela Psicóloga Thaiana Brotto

 


Recomendados

livros recomendados - lista amazon

Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Psicologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Melhore Sua Saúde e Autoestima Com Alguns Dias de Férias

Nosso dia a dia é super cansativo. Trabalho, faculdade, família, academia, c…