Home Bem-estar Saúde Pague Menos passa a aceitar receitas médicas digitais da Memed

Pague Menos passa a aceitar receitas médicas digitais da Memed

10 min de leitura
0
0

Farmácias da rede terão acesso gratuito à plataforma de prescrição digital, tornando a retirada de medicamentos pelos clientes mais prática e segura

A Pague Menos, a primeira rede de farmácias presentes nos 26 estados e no Distrito Federal, passa a aceitar receitas médicas digitais. Com isso, as farmácias conseguirão facilitar e tornar mais segura a retirada de medicamentos pelos seus clientes. A novidade será possível graças a liberação do acesso à plataforma de prescrição digital da healtech Memed, que possui 100 mil médicos cadastrados em todo país e que usam a plataforma gratuitamente.

Por meio da plataforma, o cliente recebe a receita digital prescrita pelo seu médico por SMS direto no celular. Ao apresentá-la no balcão, a farmácia pode conferir se a receita está assinada digitalmente ou não, ou seja, se apresenta certificado digital no padrão ICP Brasil – exigido pelo Ministério da Saúde e pela Anvisa –, e em seguida, realizar a entrega dos medicamentos. Isso torna todo o processo mais prático e até mais seguro, tanto para o médico quanto para o paciente, já que o sistema permite que o médico emita a receita digitalmente, não sendo necessário que o paciente se desloque para receber o documento em mãos, além de assegurar à farmácia a precisão do documento.

“No momento que estamos vivendo, em que o isolamento social e o mínimo de movimentação de pessoas são essenciais para combater a pandemia de Covid-19, o processo de retirada de medicamentos com prescrição digital torna todo o processo de aquisição desses itens muito mais prático e rápido. Além de ser muito mais seguro para todos, pois diminui a circulação de pessoas por hospitais e clínicas médicas, onde elas teriam que ir para buscar suas receitas”, explica Albery Dias, diretor de serviços farmacêuticos da Pague Menos.

Com a Memed, a prescrição digital se torna mais prática e precisa para todas as partes envolvidas, principalmente na sua apresentação ao farmacêutico. Quando o paciente for a uma unidade da Pague Menos com a receita no celular, o farmacêutico localizará o PDF assinado com o certificado ICP Brasil – por meio do código QR Code que está presente na parte superior da receita. Dessa forma, conseguirá realizar a entrega correta e segura de medicamentos, de acordo com as regulamentações exigidas pela Anvisa.

A Memed ainda permite que as farmácias liberem apenas os itens presentes naquela loja em específico. Ou seja, se a receita tem quatro itens, por exemplo, e a unidade possui só dois deles em estoque, o farmacêutico libera apenas esses dois itens e essa informação é registrada na receita. Assim, o cliente consegue comprar em outro lugar os itens restantes. Isso também aumenta a segurança, já que evita que o paciente compre mais vezes o mesmo medicamento, de maneira irregular.

“A mudança das normas e a maior aceitação das prescrições digitais é um passo muito importante, ainda mais se considerando o período que estamos vivendo”, afirma Mathias Costa, gerente executivo de vendas da rede de farmácias.

“A entrada de uma grande rede com alcance nacional como a Pague Menos ainda ajudará a estimular essa tendência de digitalização da saúde”, completa ele.

As redes de farmácia podem ainda imprimir um documento mostrando todos os itens que foram entregues usando o sistema da Memed, gerando assim uma versão impressa da receita. Com isso, podem controlar os processos internos, por exemplo, além de terem esses documentos armazenados também no sistema de nuvem da empresa.

“A pandemia do coronavírus está nos fazendo viver um momento único, impactando diretamente o setor da saúde, e acreditamos que o uso de tecnologia deve ter um papel crucial para fazer a diferença. A Memed, por meio das receitas digitais, ajuda médicos e pacientes atendidos presencialmente e à distância a receberem a prescrição diretamente no celular, facilitando a interpretação, compra dos medicamentos e adesão ao tratamento, principalmente em um momento de isolamento como este que estamos vivendo. Estamos muito orgulhosos em contar com uma rede tão inovadora como a Pague Menos nesse movimento coletivo de oferecer ainda mais facilidade para milhões de pacientes em todas as suas unidades pelo Brasil”, ressalta Ricardo Moraes, CEO da Memed.

O serviço de prescrição digital da Memed, que é 100% gratuito para médicos e farmácias, já está disponível nas unidades da Pague Menos em todo o Brasil.

 

Sobre as Farmácias Pague Menos

As Farmácias Pague Menos são a primeira rede varejista presente nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal, desde 2009. Hoje, a rede conta com 1.123 lojas, 822 unidades do Clinic Farma e mais de 20 mil colaboradores que atuam em 327 municípios.

Sobre a Memed

Pioneira e líder no mercado em prescrição médica digital, a Memed é uma das primeiras healthtechs do Brasil e uma das principais companhias no mercado de novas tecnologias para o setor de saúde. Empresa 100% brasileira, nascida em Avaré, interior de São Paulo, a Memed recebeu investimentos dos maiores fundos de Venture Capital do Brasil: DNA Capital, Redpoint eVentures, Monashees Capital e Qualcomm Ventures.

Dentro do seu objetivo de consolidar um ecossistema de saúde através das prescrições digitais e por meio da integração de todas as pontas da cadeia de saúde, dispõe soluções específicas para médicos, pacientes, hospitais, clínicas, operadoras de saúde, empresas de telemedicina, varejo farmacêutico e laboratório de análises clínicas e de diagnóstico por imagem.

Site: https://memed.com.br/

 

 


Recomendados

livros recomendados - lista amazon

Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *