Home Bem-estar Saúde Má postura, tensão na coluna e dor nos olhos durante a quarentena? A ginástica holística alinha o corpo e trabalha a musculatura

Má postura, tensão na coluna e dor nos olhos durante a quarentena? A ginástica holística alinha o corpo e trabalha a musculatura

6 min de leitura
0
0

Como lidar com a tensão originada na coluna pelo uso intensivo de smartphone, tablet e notebook durante a quarentena?

Como melhorar a postura, tratar a coluna cervical e os ombros curvados decorrentes desse uso? E como tratar a musculatura dos olhos, que agem de forma concêntrica pelo uso constante do celular, diminuindo a capacidade de olhar panorâmico?

A Ginástica Holística é uma ferramenta da fisioterapia que alinha o corpo e trabalha a musculatura por meio da sensibilização e da tomada de consciência, levando a uma reorganização da postura.

Com o uso prolongado do celular, a cabeça tende a se posicionar para frente. Quanto mais inclinada para frente, mais pesada ficará e mais tensão trará aos ombros e pescoço. Isso atinge pessoas de todas as idades e pode ser tratado com a Ginástica Holística, método que oferece benefícios como tonicidade, concentração, alongamento, melhora do funcionamento dos órgãos e dos movimentos do corpo, trazendo mais qualidade de vida”, diz Patrícia Lacombe, fisioterapeuta e diretora do Instituto que leva seu nome, com sede em Campinas (SP).

Os movimentos propostos pelo método levam em conta as estruturas anatômicas, fisiológicas e biomecânicas; os movimentos exigem o corpo na sua globalidade e não se restringem ao reforço muscular segmentar; os pacientes experimentam gestos complexos e inabituais que solicitam a imaginação, o potencial lúdico e, consequentemente, exigem respostas neuromusculares renovadas.

O resultado é mais eficaz e pode ser obtido com maior facilidade, sendo menos cansativo para o usuário.  A Ginástica Holística trata inúmeras patologias como hérnia de disco, dores ciáticas, lombares, Doenças Osteoarticulares Relacionadas ao Trabalho (DORT), fibromialgia, entre outras. 

Os movimentos podem ser utilizados de forma terapêutica, para quem já sente dor, e também de maneira preventiva, fortalecendo e estabilizando a musculatura de sustentação da coluna, com a correção do eixo postural.

“O método proporciona consciência corporal e ensina a pessoa a ser coparticipante no processo de cura. Os movimentos são simples, dando autonomia para o paciente executá-los”, aponta Patrícia.

Ginástica Holística

A Ginástica Holística é um método de trabalho corporal que pode ser praticado por todas as idades: é educativo, preventivo e terapêutico, evitando o envelhecimento prematuro e garantindo qualidade de vida. A técnica conduz o paciente a uma melhor utilização do seu potencial perceptivo, sensorial e motor e a uma atitude corporal harmônica.

Cada paciente age de acordo com suas possibilidades. Criado pela médica e fisioterapeuta alemã Lily Ehrenfried no início do século passado, o método atua simultaneamente sobre a respiração, o equilíbrio e o tônus muscular e contribui para melhorar todas as funções do corpo. 

Instituto Patrícia Lacombe

Com 25 anos de atividades e sede em Campinas (SP), o Instituto de fisioterapia utiliza como método principal a Ginástica Holística. É referência no tratamento de patologias decorrentes de alterações posturais, com índice de 94% de redução cirúrgica em problemas osteomusculares – de coluna, joelho, ombro etc.

Está sob o comando técnico de Patrícia de Carvalho Lacombe, única formadora na América Latina do método criado pela alemã Lily Ehrenfried, e presidente da Associação Brasileira de Ginástica Holística. O Instituto conta com uma plataforma online (fisioclub.com.br) e o aplicativo fisioclub –  para celulares Android e iOS – que possibilita acompanhamento postural à distância e soma mais de 20 mil usuários com cerca de 230 mil acessos.

 


Recomendados

livros recomendados - lista amazon

Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
  • 6 Exercícios físicos na gravidez

    A prática de atividades físicas durante a gestação, oferece muitos benefícios para a mamãe…
  • Daltoquê?

    As características e desafios do daltonismo Cores. Elas aparentam estar presentes da mesma…
  • A coluna dói? Pode ser hérnia de disco

    Especialista fala sobre causas, sintomas e tratamentos do problema que atinge grande parte…
Carregar mais em Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Postura e excesso de peso na mochila das crianças merecem atenção

A má postura de como se sentar na carteira da escola ou carregar excesso de peso na mochil…