Home Bem-estar Método Honnō: Os 8 caminhos de saúde e cura

Método Honnō: Os 8 caminhos de saúde e cura

11 min de leitura
0
0

O estado natural do ser humano é a saúde. A doença não é normal, e se caracteriza por uma interrupção do fluxo de inteligência do organismo, do tecido, da célula e até do gene.

Em tese, nas medicinas tradicionais a doença é vista como sinônimo de ignorância e carência de educação em saúde. Cabe ao homem decidir por seu estilo de vida, saudável ou não.

Segundo o renomado cientista japonês  Dr. Toru Abo, professor titular da pós-graduação médica da Universidade de Nigata, no Japão, o homem moderno está adoecendo e morrendo precocemente devido ao estilo de vida equivocado e ao estresse generalizado aos quais está submetido.

Cabe lembrar que o Sistema Honnō de Saúde proporciona não apenas o bem-estar do corpo e da mente, mas também o equilíbrio energético. Por tratar o indivíduo como um todo e pleno de suas capacidades como ser humano, o Honnō possibilita uma melhora significativa da qualidade de vida.

 

Conheça um pouco mais sobre os 8 caminhos de saúde e cura:

1. MOVIMENTO

Taisō-Ryohō –  Reeducação da mente, corpo e energia através de movimentos

Os exercícios do Honnō-Ryohō  consistem em movimentos simples, mas de grande relevância na ativação da energia Qi. Por isso pode ser considerada como uma ginástica energética.

As artes marciais, a Yoga e o Qi-gong, são um grande exemplo de atividades mente-corpo integradas.

2. ESTIMULAÇÃO

O Shiatsu, a  Acupuntura, a Moxabustão, o Tuiná, o Do-In, são algumas das técnicas de estimulação energética encontradas no Extremo-oriente. Como visto pela   Verdadeira Medicina Tradicional, a medicina oriental concebe o corpo,   Jing, a energia,   Qi, e a mente,  Shen.

Com o objetivo de ativar pontos energéticos do organismo por meio da pele, as técnicas de estimulação provocam reações no organismo, consideradas pela Medicina Oriental, como ativação dos fluxos de energia Qi e circulação dos canais energéticos, levando ao equilíbrio Yin-Yang do organismo.

Dentre as mais importantes terapias de estimulação energética da medicina oriental encontramos aquela que originou todas as outras: Te-Ate, imposição energética das mãos nos centros de energia, chamados de Tantiens ou Tandens.

3. ALIMENTAÇÃO

Shokuji-Ryoho – Reeducação da mente e do corpo, através da nutrição de alta vitalidade

A reeducação alimentar do corpo e da mente consiste em:

  1. Aliar uma alimentação que respeite o que sempre estivemos acostumados a comer, desde a criação da humanidade, ao nosso cotidiano.
  2. Entender o funcionamento do organismo através de uma lógica holística, integrando os saberes tradicionais à ciência.
  3. Saber escolher os ingredientes adaptáveis ao seu organismo e que contenham nutrientes e energia vital.
  4. Saber prepará-los sem que se percam suas propriedades nutritivas e vitais.
  5. Manter os hábitos de uma alimentação saudável e agradável é o primeiro passo, e talvez o mais difícil, na conquista da saúde e bem-estar do ser humano.

4. RELAXAMENTO

Anraku-Ryohō – Reeducação da mente, corpo e energia através do relaxamento.

“A reeducação através do relaxamento tem como objetivo o alívio das tensões mentais e do cansaço corporal causado pelo esforço, trabalho ou qualquer outro fator de fadiga física ou mental” – Dr. Sohaku Bastos.

Um indivíduo em estado de tensão constante não permite o restabelecimento de suas funções orgânicas, não revigora seu estado psíquico e está mais propenso a desenvolver doenças e debilidades.

5. SONO

Suimin-Ryoho –  Reeducação da mente, corpo e energia através do sono

“Para a ciência, o sono é um estado temporário, não consciente, desacelerador do metabolismo e de relaxamento muscular. Para os orientais é um alimento precioso e insubstituível, alimento do corpo, da alma e uma fonte inesgotável de energia.

A reeducação do sono para a saúde da mente, corpo e energia consiste em:

  1. Saber preparar o corpo, a mente e o ambiente para um sono de qualidade.
  2. Conhecer e saber utilizar as técnicas de indução ao sono.
  3. Praticar as técnicas de manutenção do sono de qualidade para o restabelecimento das funções físicas, mentais e energéticas necessárias ao organismo.

6. MEDITAÇÃO

Mokuso-Ryohō – Reeducação psíquica através da meditação.

A meditação tem como objetivo desenvolver a consciência humana, através da auto-organização e da harmonia da mente. Suas técnicas possibilitam ao ser humano um contato maior consigo mesmo, permitindo assim o desenvolvimento de sua capacidade mental e, conseqüentemente, emocional.

Muitos imaginam que a meditação seja uma atividade “parada”, “estática” e sem movimento. Entretanto, não obstante a aparente postura imóvel, a meditação é uma atividade integrada de alto dinamismo. Além disso, muitas práticas de meditação são dinâmicas e com movimentos singulares.

7. RESPIRAÇÃO

Kokyu-Ryoho –   Reeducação da mente, corpo e energia para a respiração

“A reeducação respiratória é um desses recursos que a maioria não dá valor por desconhecer a realidade: o homem não sabe respirar ou desaprendeu. Não sabe controlar a respiração nas diversas situações da vida. Desconhece, também, a importância da respiração no controle emocional e na oxigenação adequada do organismo”.

O Prâna para os hindus, o Qi adquirido para os chineses e o Ki da respiração para os japoneses, tem como objetivo a reeducação da respiração para a promoção da saúde, o bem-estar e a longevidade.

8. POSTURA

Shisei-Ryohō – Reeducação da mente, corpo e energia através da postura

A reeducação da mente, corpo e energia pela postura consiste em praticar determindas posturas que ativam e estimulam nossos canais energéticos, fortalecendo o fluxo de energia Qi dentro de nós.

Saiba mais no site do Sistema Honnō .


Recomendados

livros recomendados - lista amazon

Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Bem-estar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *