Home Bem-estar Especialista apresenta dicas para ter relações pessoais mais saudáveis

Especialista apresenta dicas para ter relações pessoais mais saudáveis

9 min de leitura
0
0

A palestrante e especialista em desenvolvimento pessoal Daniele Costa explica como melhorar os relacionamentos na vida pessoal e profissional

Com a pandemia e a quarentena, a forma de se relacionar com outras pessoas foi drasticamente impactada e mudou bastante no último ano. Nesse período, muitas pessoas avaliaram como estão cultivando suas relações e esse é um passo importante na reflexão sobre o que é considerado prioridade na convivência interpessoal.

A palestrante e mentora Daniele Costa oferece dicas de como construir relacionamentos mais saudáveis e que agregam no cotidiano.

“Existem alguns elementos que devem ser levados em consideração, como por exemplo se as pessoas que nos cercam nos apoiam e se é divertido conviver com elas. São coisas simples, mas extremamente importantes a longo prazo”, ela conta.

Para facilitar essa reflexão, a especialista recomenda um método de avaliação das relações que consiste em três perguntas. Confira os detalhes abaixo:

  1. O relacionamento é nutritivo?

Segundo Daniele Costa, quando a união é nutritiva não há dependência emocional, mas existe um fluxo de energia e a troca costuma ser fluida. Nesse sentido, as pessoas não se sentem emocionalmente drenadas. Em contrapartida, pessoas em relacionamentos tóxicos têm uma tendência a perder autonomia e poder de fala, sendo invalidados constantemente por meio de manipulações e comunicação violenta.

A especialista explica que essas são características de relações disfuncionais. “A união nutritiva revigora, valida nosso poder e independência e faz com que escolhamos o melhor para nós. Nela todos ganham e quando há perdas, é possível restabelecer o equilíbrio”, ela conta.

  1. O relacionamento cria coisas boas e traz prazer?

Daniele destaca que relacionamentos saudáveis sempre vão trazer algo bom para os envolvidos, seja na vida financeira, pessoal ou profissional. “Essas interações fazem com que a pessoa produza neurotransmissores que geram a sensação de prazer e, consequentemente, faz com que tenham vontade de estar um ao lado do outro”, Daniela relata.

  1. O relacionamento oferece liberdade?

Para Daniele, em relações saudáveis é fundamental que os envolvidos ajam como realmente são, com personalidade própria e sem se restringir aos gostos do parceiro. Nesses casos, não existe a repressão, mas sim consciência a respeito das próprias atitudes para então avaliar e perceber o que está sendo criado e se é algo positivo, o que é essencial para uma boa convivência.

Um ponto importante sobre os temas tratados pela mentora é que esses elementos podem ser utilizados tanto na vida pessoal quanto profissional, uma vez que a capacidade de se relacionar possui grande valor para as empresas atualmente.

A especialista também ressalta a importância de autoavaliações para entender se há algo que pode ser melhorado. “Se algo não caminha bem por fora, há algo interno que precisa ser analisado. Fazendo isso, as coisas começam a fluir sem tantas interferências, com relacionamentos saudáveis e um ambiente profissional próspero”, ela finaliza.

Sobre Daniele Costa

É mentora, palestrante e facilitadora em desenvolvimento integral humano. Também é idealizadora da Plataforma da Vida, um portal de conteúdo e serviços voltados para autoconhecimento e gestão emocional. Formada em letras, pela Universidade de Brasília, com 2 pós graduações na área de gestão, passou pelo serviço público de Brasília e atuou 13 anos como bancária, nove deles como gestora. Durante os anos de banco, coordenou trabalhos que exigiam empatia e a presença do outro, o que a fez expandir características como a facilidade com a escrita e o interesse em relacionamento humano. Ainda em seus anos corporativos, procurou se aprofundar em cursos voltados para o autoconhecimento, desenvolvimento humano e expansão de consciência, tanto no Brasil quanto fora do país.

Além do portal, Daniele também criou o coletivo Brazilinas, que em um ano de existência desenvolveu, entre outras ações, a capacitação profissional de diversas mulheres em situação de vulnerabilidade social, trabalhando também a autoestima e incentivando a independência dessas mulheres.

Para saber mais, acesse: plataformadavida.com / Instagram: @plataformada.vida e @dani.costa.oficial

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Bem-estar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja Também

4 sinais de que você está em um relacionamento tóxico

Seu novo relacionamento está caminhando para um território tóxico? A …