Home Bem-estar 7 dicas para cuidar da sua pele no inverno

7 dicas para cuidar da sua pele no inverno

8 min de leitura
0
0

Muito se fala sobre os cuidados com a pele no verão, a proteção contra o excesso de exposição aos raios solares e a necessidade de hidratação regular, mas no inverno ela também precisa de atenção constante. É nos meses mais frios que o clima é mais seco, a umidade relativa do ar cai e o corpo transpira menos, fazendo com que a pele também fique mais ressecada.

pele_cuidados

 

Além disso, como a tendência é que os banhos sejam mais quentes, acaba havendo uma remoção do manto lipídico que retém a umidade da pele e a sua oleosidade natural. Por causa desses fatores é comum aparecerem manchas esbranquiçadas, escamação e até algumas alergias em pontos como o cantinho externo do nariz, entre as sobrancelhas e atrás da orelha – sintomas que podem ser evitados com alguns cuidados.

O Dermatologista Dr. Marco Antônio de Oliveira explica como manter a pele saudável no inverno. Confira estas dicas:

Faça uma hidratação profunda

1. Banhos  – Assim como no verão, o inverno também é época de hidratação profunda da pele – e o cuidado deve estender-se por todo o corpo, não apenas ao rosto. Evite não só banhos muito quentes e demorados, mas também o uso de buchas e de excesso de sabonetes.

2. Hidratantes – Use-os pelo menos duas vezes por dia, pela manhã e à noite. Eles são especialmente indicados para logo após o banho, porque o vapor ajuda na penetração do produto pelos poros, potencializando seu efeito. Ele deve ajudar a recompor o manto hidrolipídico, formado pela camada natural de gordura da pele, mas se a sua pele do rosto for oleosa não use hidratante, a menos que ele seja oil-free. Dê especial atenção às dobras e às partes mais ásperas do corpo, como cotovelos, joelhos e calcanhares.

3. Lábios – Eles também precisam de hidratação. Se no verão é o sol que causa rachaduras, no inverno é a temperatura baixa. Há hidratantes labiais específicos e batons que os têm em sua composição. Use durante todo o dia.

4. Protetor solar – Não se iluda que é só no verão que os raios UV são nocivos, no inverno, apesar de mais fracos, eles também colaboram para o ressecamento da pele. Passe hidratante solar todos os dias, inclusive os específicos para os lábios.

Alimentação deve ser balanceada

Tudo o que você ingere influencia no seu organismo e no aspecto da sua pele. Por isso, Dr. Marco Antônio de Oliveira, dermatologista em São Paulo, indica: Procure levar uma vida saudável, evite a ingestão exagerada de álcool e o tabagismo, e procure sempre fazer exercícios físicos regulares para incentivar a oxigenação do sangue e a boa alimentação das células. Uma pele bem irrigada é mais macia e brilhosa.

5. Beba bastante água – A hidratação deve começar de dentro para fora, por isso você deve beber pelo menos 2 litros de água por dia. A água faz o sangue fluir com mais facilidade para todas as partes do corpo e mantém a pele mais jovem e elástica. É comum no inverno termos menos sede e, com isso, diminuir a ingestão de água, por isso é essencial prestar bastante atenção na quantidade ingerida diariamente.

6. Alimentação – Aposte em uma alimentação rica em produtos que neutralizem a ação dos radicais livres e previnem o envelhecimento precoce. Dê preferência a frutas, hortaliças e legumes ricos em vitamina C (morango, limão, mexerica, cereja, cenoura, repolho e brócolis, por exemplo. Os alimentos ricos em isoflavonas, como a soja, também melhoram a elasticidade da pele, principalmente quando acrescidos de nozes e castanhas e amêndoas, ricas em vitamina E e antioxidantes.

7. Aproveite para fazer procedimentos dermatológicos

Já que nessa época é mais fácil ficar longe do sol, aproveite para fazer procedimentos dermatológicos e se preparar para o verão. Esses sãos os meses ideais para fazer tratamentos a laser, peelings e cirurgias plásticas, mas fuja de curiosos e amadores. Qualquer procedimento dermatológico só deve ser executado por profissionais qualificados e com larga experiência no mercado. Afinal a sua saúde é um assunto muito sério, seja qual fora época do ano.


Recomendados

livros recomendados - lista amazon

Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Bem-estar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Inverno: conheça as frutas típicas da estação

Muitas pessoas acabam ganhando alguns quilinhos extras durante os meses mais frios do ano.…