Home Bem-estar 7 dias para mudar sua relação com a comida

7 dias para mudar sua relação com a comida

11 min de leitura
0
0

O Positiv App, recém-lançado aplicativo brasileiro de meditação, autoconhecimento e bem-estar, traz uma jornada de reprogramação emocional alimentar guiada pela especialista Camila Espinosa

Mudar um hábito é difícil, mas possível. A alimentação é um exemplo. A chave está em levar mais consciência para as escolhas e prestar muita atenção nos sinais que o próprio corpo dá. Oito em cada dez brasileiros afirmam que se esforçam para ter uma alimentação saudável, segundo um levantamento da Fiesp. Mas será que esse esforço está trazendo resultados? De acordo com o Ministério da Saúde, mais da metade da população está acima do peso no Brasil.

Neste período de pandemia, mais do que nunca é o momento apropriado para cuidar da própria alimentação para fortalecer a imunidade.

“Observar nossa alimentação é uma forma de autoconhecimento”, diz Camila Espinosa, especialista em alimentação consciente e instrutora do Positiv App, recém-lançado aplicativo brasileiro de meditação, autoconhecimento e bem-estar. Camila é instrutora da masterclasses “7 dias de alimentação consciente”, no Positiv App, trazendo uma reprogramação emocional e alimentar para trazer consciência às escolhas e a relação individual com a comida.

Segundo a instrutora, estar presente e observar as sensações provocadas pela relação com a comida é chave no processo de mudança de hábitos alimentares.

“Por meio da meditação é possível reprogramar profundamente padrões mentais, transformando aos poucos os hábitos”, diz Camila.

Veja algumas das recomendações:

Dia 1: Observe seu corpo agradecendo por cada parte dele. Mentalize sua capacidade de fazer escolhas saudáveis.

Dia 2: O sentimento de culpa ao se alimentar está associado a uma restrição. Uma dica para mudar é associar a comida à permissão e relevar pequenos deslizes. “É importante pensar na inserção de hábitos saudáveis ao invés da restrição dos hábitos menos salutares”, orienta Camila.

Dia 3: Sistemas de crenças podem sabotar o bem-estar. A carência afetiva pode fazer com que uma pessoa consuma mais gordura. De forma inconsciente, a falta de algo é suprida pela comida. “Reflita sobre os seus verdadeiros desejos”, diz Camila Espinosa.

Dia 4: Comprometimento e foco vêm da autoconfiança. Acreditar na própria força interna é fundamental para atingir seu resultado a médio e longo prazo. Se comprometer consigo mesmo exige tempo, paciência e resiliência. “Tanto a autoconfiança quanto a resiliência podem ser fortalecidos com uma atitude positiva diante das adversidades”.

Dia 5: Desenvolver o amor e a gratidão pela comida é fundamental, uma das formas é saudar a origem dos alimentos e a energia que eles são capazes de nos fornecer. “O conceito de mindful eating vai muito além de estar com sua atenção e foco presentes nas refeições”.

Dia 6: Devido a agitação do mundo moderno, muita gente parou de escutar os sinais do corpo. Prestar atenção às pistas de saciedade que o corpo dá ajuda a parar de comer quando já se está satisfeito. Intencionalmente, coloque toda sua atenção no que está acontecendo no seu corpo durante a alimentação, respeitando seus limites.

Dia 7: As visualizações são muito poderosas para trazer resultados. Visualize mentalmente em detalhes os seus objetivos já realizados e a sensação que realizar seus objetivos causa em seu corpo. Sinta como se já tivesse alcançado sua meta.

Cada um dos “7 dias de alimentação consciente” do App traz uma meditação unicamente criada para a reprogramação emocional e alimentar. Essas e outras 200 meditações guiadas, além de masterclasses estão disponíveis em áudios no Positiv App para download gratuito na App Store e na Google Play, como a Masterclass com a especialista em veganismo e Mindfulness, Alana Rox, autora do livro “Diário de uma vegana”.

São mais de 40 instrutores de diferentes experiências, como a neurocientista Elisa Kozasa, o médico especialista em Ayurveda José Ruguê, o líder indígena Biraci Yawanawá, o consultor de empresas Edu Farah e o surfista de ondas gigantes Carlos Burle. Diariamente, no perfil @positivapp no Instagram, Renata F. Rocha, cofundadora, sócia e co-CEO da Positiv, recebe um convidado ou convidada especial para um bate-papo e uma meditação guiada durante uma live, sempre às 8h da manhã, na campanha #meditacomigo.

O objetivo é seguir uma jornada de união pela saúde coletiva e individual. Desde o primeiro dia da campanha, em 19 de março, com a apresentadora Angélica, também instrutora do Positiv, 240 mil pessoas já meditaram com o time do Positiv App.

Sobre o Positiv App

Aplicativo brasileiro de meditação lançado em março de 2020, o Positiv App traz dezenas de cursos de autoconhecimento e mais 200 práticas guiadas para ajudar todo mundo a meditar: quem quer aprender, os que precisam de um incentivo para praticar mais e também aqueles que já têm a meditação como hábito. O Positiv App tem entre os seus guias mais de 40 profissionais renomados e professores de diversas culturas, escolas e tradições – do instrutor de Mindfulness com certificação internacional ao cacique indígena que vive no coração da Amazônia. São muitas vozes direcionando para um único silêncio. O Positiv App está disponível na Google Play e App Store.

Sobre a Positiv

Positiv é uma startup brasileira responsável pela criação do Positiv App. Uma escola de Consciência Global que acredita que todo ser humano é um elo essencial na regeneração do mundo em que vivemos. Atualmente, milhões de pessoas sofrem de depressão, ansiedade, estresse e carregam um sentimento de vazio e falta de sentido. O objetivo da Positiv é despertar a consciência positiva, adormecida dentro de cada um de nós, e nos direcionar para um futuro com mais amor, saúde mental, paz, compaixão e união. E para isso, conta com a ajuda da tecnologia e de uma equipe super especializada em facilitar processos de cura e autoconhecimento.


Recomendados

livros recomendados - lista amazon

Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Bem-estar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Mindfulness reduz sensação de ansiedade e aumenta produtividade

Treinos de Mindfulness ampliam várias habilidades, entre elas a concentração Contas a paga…