Melatonina: Boas horas de sono melhoram a fertilidade
Especialistas recomendam um adulto dormir entre sete e nove horas.
Se a mulher seguir essa orientação e ainda tiver uma boa noite de sono, a sua chance de engravidar pode aumentar.
“Qualidade de sono aliada a uma alimentação saudável, melhoram a fertilidade”, afirma o ginecologista, obstetra e especialista em reprodução humana, o Dr. Rodrigo da Rosa Filho.
Ainda segundo o Dr. Rodrigo, a melatonina, hormônio que ajuda a controlar o ciclo natural de horas de sono e de vigília, atua na formação de novos vasos sanguíneos das células foliculares do ovário, logo, aumentam a qualidade dos óvulos e as chances de gravidez.
“A boa notícia é que hoje é possível manipular a melatonina e suplementar este hormônio, melhorar a qualidade do sono e aumentar a fertilidade”, conclui.
Existe alguma restrição a essa suplementação de melatonina? E como ela acontece, é uma aplicação ou são doses e por quanto tempo?
A melatonina pode ser ingerida por qualquer pessoa que não tenha um sono restaurador e repousante.
Se a pessoa dorme de sete a oito horas por dia e acorda disposta, não há necessidade de tomar melatonina.
Para tomar melatonina, deve ter indicação médica e a ingestão é diária, devendo tomar enquanto tiver qualquer distúrbio do sono.
Sobre o Dr. Rodrigo da Rosa Filho
Rodrigo da Rosa Filho é Graduado em medicina pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp/EPM). É Membro da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH) e da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de São Paulo (SOGESP). Co-autor/colaborador do livro “Atlas de Reprodução Humana” da SBRH e autor do livro ” Ginecologia e Obstetrícia- Casos clínicos” (2013).