Alimentos prejudiciais durante a TPM
Mesmo apontados nas dietas saudáveis, algumas substâncias desequilibram a produção dos hormônios
Os alimentos possuem tarefa importante em todo o organismo, inclusive quando tratamos de fertilidade. Algumas substâncias presentes são capazes de influenciar na dosagem hormonal e muitas delas são apresentadas em dietas saudáveis. Esses nutrientes consumidos de forma desregular são capazes de causarem implicações entre mulheres que sofrem de ovário policístico, endometriose, mioma e outras doenças relacionadas à infertilidade.
Quando o objetivo for perder peso é de extrema importância equilibrar a alimentação consumindo nutrientes de forma bem distribuída de acordo com a indicação nutricional. Confira quais as opções adotadas pelas dietas que podem dificultar a fertilidade e a saúde hormonal:
Soja
A soja é considerada sim um excelente alimento para saúde, mas o alerta é válido entre as mulheres em idade fértil aliado a ingestão de medicamentos anticoncepcionais. O consumo da soja pode influenciar no aumento do estrogênio, o que causa sintomas maiores de TPM, acne, aumento de peso, inchaço e cólicas.
A melhor forma de consumir a soja sem interferir na saúde hormonal é de 5 a 10 dias após o período menstrual. Nutricionistas alertam sobre os benefícios mais eficientes da soja orgânica ou mesmo por meio do consumo de produtos da culinária oriental, como tofu, missô e outros.
Leite e derivados
Ao se tratar do leite a influência está na questão hormonal dos animais produtores do alimento, incluindo também as opções orgânicas. Pessoas que sofrem de TPM e possuem enxaqueca durante esse período devem evitar o consumo de lacticínios, pois pode agravar os sintomas. Diminua a ingestão de iogurtes, leites e queijos nestes períodos.
Linhaça
A linhaça é rica em propriedades excelentes para a saúde, mas assim como a soja é importante alertar quanto ao maior potencial na produção do estrogênio, agravando ainda mais os sintomas da TPM. Pode sim consumir a soja e aproveitar dos seus benefícios para a saúde, mas opte pela ingestão após 5 dias do período menstrual.
Substitua o salmão pela sardinha
O salmão é sim um alimento excelente para saúde, inclusive hormonal no combate à TPM. Mas o alerta é sobre a produção desse alimento que nem sempre é de origem natural. O peixe não é produzido no Brasil e durante a exportação é mantido em cativeiro e alimentado principalmente com soja e outros alimentos transgênicos. Essas substâncias artificiais e a presença de corantes são responsáveis por alterar as dosagens hormonais do organismo.
A melhor forma de acrescentar ômega-3 à saúde de forma segura, saudável e acessível é através da ingestão das sardinhas frescas.
Fonte: www.ativasonline.com.br