woman eating coconut meat

Costume de morder objetos duros pode prejudicar a saúde bucal a longo prazo

Para José Todescan Júnior, membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, adotar práticas preventivas e buscar cuidados regulares são a chave para proteger o sorriso

Os dentes são estruturas incríveis e resistentes, mas possuem limitações específicas. Sua função primária é mastigar alimentos, e não foram projetados para suportar forças excessivas ou para serem utilizados como ferramentas. No entanto, muitos indivíduos usam seus dentes de maneiras que vão além do propósito para o qual foram concebidos.

Ao morder objetos duros, como canetas ou lápis, os dentes são submetidos a pressões intensas, que podem resultar em consequências desastrosas. Um único descuido pode levar a danos como fraturas, lascas ou até mesmo a quebra completa de um dente.

Ainda mais preocupante é o fato de que tais danos podem não ser apenas estéticos, mas também funcionais, impactando a capacidade de mastigação e causando complicações dolorosas.

PUBLICIDADE

De acordo com o Dr. José Todescan Júnior, especialista em Prótese Dental, odontopediatria e endodontia, além de membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, a prática de abrir embalagens com os dentes, por exemplo, é outra causa comum de danos dentários.

“As embalagens modernas, muitas vezes, são feitas de materiais resistentes, exigindo força considerável para serem abertas. Essa ação obriga os dentes a agirem além de suas capacidades naturais, aumentando o risco de danos estruturais”, alerta.

Os custos associados ao reparo dos dentes danificados vão além do aspecto financeiro.

“Tratamentos odontológicos para corrigir danos causados por morder objetos duros podem variar desde restaurações simples até procedimentos mais complexos, como tratamentos de canal ou a necessidade de próteses dentárias e implantes”, pontua.

Para o especialista, é crucial entender a importância de preservar a integridade dos dentes.

“Pequenas mudanças de hábitos podem evitar danos significativos. Alguns passos simples incluem utilizar ferramentas apropriadas para abrir embalagens, não morder objetos duros e evitar o hábito de roer unhas, por exemplo. Além disso, ensinar e incentivar as crianças desde cedo a proteger seus dentes também é fundamental para promover uma saúde bucal adequada ao longo da vida”, revela.

Além disso, Todescan acredita que para manter uma boa saúde bucal, é essencial respeitar as necessidades de cuidados dos dentes. “Consultas regulares ao dentista são igualmente importantes para identificar e tratar precocemente quaisquer problemas dentários que possam surgir”, relata.

Pequenas mudanças de hábitos diários podem ter um impacto imensurável na saúde bucal a longo prazo. “Ao adotar práticas preventivas simples e buscar cuidados regulares, estamos não apenas protegendo nossos sorrisos, mas também promovendo um estilo de vida saudável para o futuro”, finaliza.

Sobre José Todescan Júnior

Dr José Todescan Júnior

Atuando com excelência na área de Odontologia há mais de 33 anos, José Todescan Júnior é especialista em Prótese Dental e Odontopediatria pela USP, endodontia e membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, membro da IFED (International Federation Esthetic Dentistry) e membro da Associação Brasileira de Odontologia Estética. Ele acredita que o profissional que se aperfeiçoa em diversas áreas pode escolher sempre o melhor para os pacientes.

Sobre a Clínica Todescan

Fundada pelo Dr. José Hildebrando Todescan, referência na área de odontologia no Brasil, há mais de 70 anos a Clínica Todescan atende pacientes com toda dedicação e excelência. O trabalho abrange praticamente todas as áreas da Odontologia, seja estética, curativa ou preventiva, sendo oferecidos tratamentos de alto nível científico, técnico e ético. Para mais informações, acesse o site ou pelas redes sociais.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *