Cárie: Hoje já é possível tratar sem o uso de brocas e sem dor
Processo que destrói o esmalte do dente e a camada logo abaixo da dentina é um dos problemas bucais mais comuns.
Várias são as causas para o desenvolvimento da cárie, porém, a mais comum é higienização incorreta.
O acúmulo de alimentos, principalmente de açúcar, dão as condições perfeitas para placas bacterianas se desenvolverem transformando-se na cárie. Se não tratada, pode avançar ocasionando a perda do dente.
Os sintomas deste problema incluem a dor, sensibilidade à alimentos e bebidas doces, quentes ou frios.
Tradicionalmente, o tratamento é feito por meio de brocas para a remoção da área cariada. Impulsionadas pelo famoso “motorzinho”, as brocas mais a anestesia são responsáveis pelo medo que alguns adultos e crianças sentem do dentista.
Tudo isso foi substituído pela tecnologia do laser de alta potência. Segundo o Dr. Gil Puglisi, dentista pioneiro no uso desse laser no Brasil (especificamente o de alta potência), os benefícios do uso do laser são inúmeros. “Primeiramente é a rapidez no tratamento.
Não há o uso de brocas, a luz emitida pelo laser é a responsável por remover a cárie em 40 segundos. As vantagens não param por aí, também não há dor e nem o barulho. A maior vantagem que vejo é que com o laser não há perda de dente saudável, ele só elimina o tecido cariado e, o laser já oblitera os canalículos da dentina, ou seja, aquela área tratada, não terá cárie novamente”.
A Clínica Gil Puglisi foi pioneira na introdução dessa técnica no Brasil e já atende há dois anos com o laser de alta potência com muito sucesso. Já os clientes mais “medrosos” agradecem o novo sistema.