Home Bem-estar Saúde 6 dicas de cuidados com a pele no verão

6 dicas de cuidados com a pele no verão

7 min de leitura
0
0

A dermatologista Roberta Zaffari dá 6 dicas de cuidados com a pele importantes de serem seguidas principalmente durante os meses de calor

As estações do ano influenciam em diversos aspetos da vida. Apesar de o verão ser tempo de férias e descanso, os cuidados – em especial com pele – não podem ser deixados de lado. Pensando isso, a dermatologista Roberta Zaffari destaca alguns pontos que precisam ser levados em conta quando o assunto é pele e verão.

1 – Além dos cuidados básicos

Usar protetor solar com FPS de no mínimo 30 e evitar o sol entre as 10h e 16h são recomendações básicas para quem quer aproveitar o verão com de responsabilidade. Mas algumas áreas acabam ficando esquecidas quando o assunto é fotoproteção. “Sempre lembrar de passar protetor nas orelhas e na nuca. Além da palma das mãos e na sola e peito dos pés. É interessante ainda investir em um hidratante labial com proteção solar. A pele dos lábios é fina e requer atenção e precisa ficar protegida do sol. E não esqueça dos óculos escuros.”

2 – Aplicação correta do protetor é fundamental

A médica indica sempre aplicar o protetor previamente, cerca de meia hora antes da exposição solar. Mas reforça que tão importante quanto a aplicação prévia é a reaplicação. “O suor e contato com a água retiram o protetor, por isso é importante estar atento. Vale reaplicar várias vezes e até mesmo em ‘excesso’, melhor do que esquecer.” E completa: “Sem economia na quantidade de protetor. Especial cautela para manchas ou cicatrizes na hora de proteger. A exposição ao sol pode manchar a pele que já está lesionada ou piorar quadros como melasma ou sardas.”

3 – Escolhas certas são aliadas

Filtros solares específicos para o rosto, além de mais eficientes e adequados para a região, podem evitar o surgimento de espinhas. “A pele já fica mais oleosa com o calor e muitos desses filtros são mais sequinhos. Se usar o protetor corporal, pode estimular essa oleosidade, porém se não tiver outro disponível melhor passar o de uso corporal do que ficar sem proteção.” Vale lembrar ainda que as melhores escolhas de protetores, além de contarem com um FSP adequado, também dever ter proteção UVA e UVB.

4 – Hidratação sempre!

Com mais de 50% do corpo sendo composto de água, hidratação em todos os sentidos é fundamental, principalmente após tomar sol. “O ideal é não pegar sol diretamente, mas caso isso aconteça, a pele vai reclamar de alguma forma. É importante hidratá-la mesmo sem nenhuma queimadura. No verão o básico é manter a hidratação, por conta das agressões que o sol causa. Opte por hidratantes com ativos mais frescos e próprios para a época, que promovem a reposição da água, sem deixar uma sensação pegajosa. É interessante ainda esborrifar água termal no rosto para manter a pele hidratada”.

5 – Fique de olho!

Algumas doenças de pele são mais comuns durante o verão. Entre elas a micose e as alergias relacionadas ao suor. “Usar roupas que permitem a transpiração, não deixando a pele abafada ou úmida ajuda. Mas o ideal é prestar atenção em qualquer mudança cutânea e procurar um dermatologista.”

6 – Procedimentos no verão: pode fazer?

É claro que a exposição ao sol não é recomendada após qualquer tipo de procedimento, mas ainda sim é possível fazer alguns tratamentos mesmo durante o verão. Existem procedimentos que são menos invasivos e que podem ser realizados seguindo orientações médicas. “Alguns lasers, ultrassom microfocado ou procedimentos que não agridem a camada superficial da pele, como aplicação de toxina botulínica e bioestimulador de colágeno.”

Sobre Dra. Roberta Zaffari Townsend

Médica Dermatologista Graduada com Láurea Acadêmica. Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologiada e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. Também membro da Sociedade Americana de Dermatologia.


Recomendados

livros recomendados - lista amazon
Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

10 verdades sobre a vitamina C para a pele

Dermatologista desmistifica as propriedades do produto e explica os benefícios para a saúd…