|

Video: Qual a chave para o sucesso?

A psicóloga Angela Lee Duckworth pesquisou o que faz certas pessoas comprometerem-se com seus objetivos até o ponto de o alcançarem, ou em outras palavras, o que as faz serem bem-sucedidas.

Em todos esses diferentes contextos, uma característica se destacou como um significativo indicador de sucesso. E não foi a inteligência social. Não foi a boa aparência, a saúde física, nem o Q.I. Foi a determinação.

Determinação é paixão e perseverança em objetivos de longuíssimo prazo. Determinação é ter resistência. Determinação é agarrar o seu futuro, dia após dia, não apenas durante uma semana, não apenas durante um mês, mas durante anos, e trabalhar bastante para tornar real esse futuro. Determinação é viver a vida como uma maratona, não uma simples corrida.

Impossível não associar determinação com esforço e paciência. Num mundo em que tudo pode (e deve!) ser alcançado e conseguido com facilidade e de modo instantâneo, essas são duas qualidades raras de se encontrar.

es.for.ço
(ô) sm (der regressiva de esforçar) 2 Emprego de força ou energia. 3 Diligência. 4 Zelo. 5 Coragem, valentia. 6 Valor, ânimo.

pa.ci.ên.cia
sf (lat patientia) 1 Qualidade de paciente. 2 Virtude de quem suporta males e incômodos sem queixumes nem revolta. 3 Qualidade de quem espera com calma o que tarda. 4 Perseverança em continuar um trabalho, apesar de suas dificuldades e demora.

Lembro-me de uma frase, cujo autor desconheço, mas cujas palavras ficaram gravadas na memória: “Escrever um livro, gerar um filho, viver um amor – o que vale a pena viver leva tempo. Paciência é tudo.”

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *