A cor da urina e os segredos da saúde
Pouca gente sabe mas um dos indicadores do estado da nossa saúde é a cor da urina. Sendo o líquido produzido pelos rins e responsável por expelir os resíduos do nosso metabolismo, a urina pode revelar desde aspectos da alimentação à doenças e infecções presentes no organismo.
Veja abaixo, de uma maneira simples, as possíveis cores da urina e o que elas podem representar:
Transparente: Significa que a urina está bastante diluída. Pode representar um excesso de ingestão de água, mas também pode indicar um mau funcionamento dos rins. Beber cerca de dois litros ao dia é o suficiente.
Amarelo claro: Alimentação e saúde estão equilibradas. Continue assim.
Amarelo escuro: Pouca hidratação no corpo. Beba mais líquidos durante o dia.
Âmbar ou mel: Alta desidratação. Você precisa tomar água urgentemente.
Marrom: Suspeite de problemas no fígado quando estiver com “cor de Coca-Cola”. Também pode ser por desidratação extrema. De qualquer modo, é melhor procurar um médico.
Avermelhada: Se não comeu muitos alimentos vermelhos – como morango ou beterraba, pode haver sangue misturado à urina. Procure um médico.
Verde: Risco de alguma infecção bacteriana. Ou você só exagerou em alimentos com corantes nessa tonalidade. Alguns medicamentos também podem alterar a coloração da urina. Já sabe, na dúvida, procure um especialista.
Presença de Espuma: pode ser indício de perda anormal de proteína ou infecção.
Dr. Ricardo Benvenutti, nefrologista do Hospital VITA