Ocitocina, o Hormônio do Amor
Você já ouviu falar na ocitocina? Não? Pois então eu te conto! A ocitocina ou oxitocina é um hormônio cuja função – entre outras – é promover as contrações uterinas durante o parto e a ejeção do leite durante a amamentação.
Fora isso, suas funções pró-sociais vão além da formação de laços afetivos entre mães e filhos, para também garantir a conservação dos laços entre os namorados, definir a preferência sexual por um ou outro parceiro, e até mesmo a confiança em possíveis investidores. Quanta responsabilidade para um hormônio, hein?
Um estudo da Universidade de Zurique afirma que se você pingar um pouquinho de ocitocina no nariz de casais prestes a começar uma discussão, a produção de cortisol, que é um hormônio produzido em resposta ao estresse da discussão, será diminuída e deixará os casais mais propensos a “abrir o coração” durante a possível briga.
Sabe-se que os abraços, os tão conhecidos abraços!, também suscitam efeitos semelhantes. E, vamos combinar que abraços são uma alternativa bem mais agradável para preservar os vínculos, não é?
Daqui a pouco vai ter gente querendo comprar vidrinhos de ocitocina para encantar (..laçar!) pretendentes ou reforçar os laços já puídos.
E você achava que amor era coisa só do coração?