Não Temas!
Não tenha medo!
A noite está quase acabando; o dia está quase aí. Portanto, deixemos de lado as obras das trevas e vistamos a armadura da luz.
— Romanos 13:12
Vivemos em um mundo caído e parece que estamos caminhando em uma curva exponencial em direção ao caos sem lei e à autodestruição global. Como é isso para uma linha de abertura encorajadora? Sou otimista por natureza e sei que o Senhor guiará soberanamente seus filhos em todas as provações e dificuldades que enfrentarem. Mas eu não vejo este mundo ficando melhor. Mateus 24:37 diz: “Como foi nos dias de Noé, assim será na vinda do Filho do Homem”.
Profeticamente falando, a Bíblia nos diz que o fim dos tempos será marcado pela desintegração. As representações bíblicas do mundo no fim dos tempos não são bonitas. Enquanto o pior da desintegração ocorrerá durante o futuro período de sete anos de tribulação, estamos testemunhando o cenário para isso agora. A maldição do pecado nos colocou em um mundo que corrói e decai.
Até a ciência espelha a teologia da queda do mundo. A segunda lei da termodinâmica demonstra como todos os sistemas em nosso universo se desintegram ao longo do tempo. Não se preocupe, estou prestes a compartilhar algumas boas notícias também, mas primeiro tive que apontar os fatos crus e não adulterados. A hora está atrasada. Este é um momento preocupante para estar vivo. Paulo afirmou que tempos terríveis, terríveis (brutais, traiçoeiros, ásperos) viriam nos últimos dias. Em 2 Timóteo 3:1-5, ele escreveu:
“Marque isto: haverá tempos terríveis nos últimos dias. As pessoas serão amantes de si mesmas, amantes do dinheiro, jactanciosos, orgulhosos, abusivos, desobedientes aos pais, ingratos, profanos, sem amor, implacáveis, caluniadores, sem domínio próprio, brutais, não amantes do bem, traiçoeiros, imprudentes, vaidosos, mais amigos dos prazeres do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando o seu poder. Não tenha nada a ver com essas pessoas.”
Duas palavras poderosas que podemos reivindicar como crentes são “não temas!” O medo é uma palavra de quatro letras que precisamos rejeitar. Não é uma palavra de maldição, mas amaldiçoou desnecessariamente milhões de crentes. Isso é algo que todos nós lutamos, e às vezes sentimos que há mais no mundo a temer agora do que nunca – mas Deus! Ouvi dizer que a Bíblia diz que não temas (ou outras frases semelhantes) 366 vezes! Isso é um para cada dia do ano, mais um extra caso haja um dia muito difícil.
Os tempos perigosos e terríveis dos últimos dias estão aqui.
MAS DEUS está conosco até o fim dos tempos (Mateus 28:20).
Estamos cercados por inimigos do mal no reino invisível.
MAS DEUS prepara uma mesa para nós na presença de nossos inimigos (Salmo 23:5).
O inimigo quer roubar, matar e destruir.
MAS DEUS nos dá vida plena aqui e na eternidade (João 10:10).
O mundo parece fora de controle e além do reparo.
MAS DEUS planejou cada dia de nossas vidas (Salmo 139:16).
Não podemos evitar as tempestades da vida.
MAS DEUS nos sustentará com um fundamento sólido (Mateus 7:25).
O inimigo nos acusa e nos envergonha dia e noite.
MAS DEUS nos declarou perfeitamente justos aos seus olhos (Romanos 8:1).
Coisas ruins acontecem o tempo todo neste mundo.
MAS DEUS faz com que todas as coisas contribuam para o nosso bem (Romanos 8:28).
O mundo pode nos odiar por defendermos Cristo.
MAS DEUS diz que não somos deste mundo (João 15:19).
“MAS DEUS” — mais duas das palavras mais poderosas que existem. Esta frase curta de duas palavras muda tudo. Ao considerarmos todas as verdades declaradas acima, parece-me que os cristãos devem ser as pessoas mais corajosas, esperançosas e cheias de alegria do planeta. Serei o primeiro a admitir que muitas vezes vivo como um ateu prático – sabendo o que Deus realizou por nós e o que prometeu para o nosso futuro, mas às vezes ainda deixo que as pressões do dia tirem o melhor de mim. Precisamos nos lembrar diariamente das verdades acima – e muitas outras que podemos reivindicar como crentes em Jesus Cristo.
Então, à medida que o mundo continua a se desintegrar ao nosso redor, lembremo-nos de que – como um famoso pregador costumava dizer – o mundo está ficando gloriosamente escuro. Quanto mais escura a noite, mais brilhante a luz. Podemos ter certeza de que o retorno do Senhor está próximo — talvez até mesmo em nossa vida. E podemos ter certeza de que não importa o que enfrentemos enquanto aguardamos seu retorno, Ele prometeu estar conosco.
“Eu estou com você sempre, até o fim dos tempos.”
—Jesus (Mateus 28:20)
Artigo de Todd Hampson | toddhampson.com