Açaí combate doenças quando inserido de forma balanceada em dietas
O açaí se popularizou por ser um lanche prático, saboroso e fácil de se encontrar. Apesar disso, muitas pessoas fazem um consumo mais calórico do que se deveria do produto. O excesso de acompanhamentos acaba anulando os seus benefícios e riquezas.
Entretanto, quando o alimento é introduzido de maneira balanceada no cardápio, é possível gerar energia para o corpo.
Esse fator, atrelado às atividades físicas diárias, possibilita bons resultados na balança: o emagrecimento de forma saudável.
Além disso, a fruta possui altas concentrações de vitaminas e minerais, é um alimento rico em proteínas, zinco, magnésio e outros compostos importantes para o corpo humano. O seu consumo, todavia, deve ocorrer de forma balanceada.
Para obter os benefícios ideias de uma dieta, a Helen Leite, supervisora de Controle de Qualidade da Fast Açaí aconselha a não abusar dos adicionais de cobertura, como leite condensado, paçoca, chocolate ou gomas.
O açaí diminui o colesterol, visto que ajuda na diminuição dos níveis de colesterol total e do LDL (mau colesterol). Além disso, ela combate os radicais livres, podendo evitar câncer, doenças cardíacas e até mesmo derrame.
“A ação principal do açaí é de antioxidante, devido principalmente à presença das antocianinas. Este efeito antioxidante é responsável pela ação anti-inflamatória e da melhora do perfil lipídico (aumento do colesterol bom)”, explica Helen.
Obesidade
A mudança no cardápio, ainda que seja mínima, é de extrema importância para a população. O consumo de açúcar tem sido um dos principais problemas para a saúde, visto que potencializa a obesidade.
De acordo com dados divulgados pela Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção de Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), em junho deste ano, a obesidade virou realidade para 18,9% dos brasileiros. O dado é preocupante e exige cuidados acerca do tema.