Home Bem-estar Saúde Psicologia Qual é a sua felicidade?

Qual é a sua felicidade?

6 min de leitura
1
0

♫♫ Haverá um dia em que você não haverá de ser feliz,
Sentirá o ar sem se mexer,
Sem desejar como antes sempre quis,
Você vai rir… Sem perceber,
Felicidade é só questão de ser… ♫♫
Marcelo Jeneci

O que é felicidade? Você é feliz? O que exatamente te faz feliz?

felicidade

Essas e tantas outras perguntas muitas vezes nos chegam acompanhadas de uma auto reflexão repleta de descobertas que nem imaginávamos existir em nosso âmago.

Pensar sobre felicidade é algo tão complexo e subjetivo, pois cada pessoa a sente de uma determinada forma e aquilo que te deixa feliz pode não ter tanto sentido/significado para outra pessoa.

É incrível a variedade de respostas sobre o que deixa alguém feliz, essas respostas vão de coisas simples como um abraço, uma chuvinha no telhado quando se esta deitado(a) em uma cama quentinha, um banho quente depois de um dia exaustivo a uma conta bancária recheada, um carro novo na garagem ou uma casa maior.

Para algumas pessoas a felicidade esta materializada, tem valor monetário, requer investimentos financeiros enquanto que para outras a felicidade esta no ar, não consegue ver ou senti-la nas mãos, mas na alma, no coração. Para essas pessoas a felicidade esta na companhia de alguém que se ama, na família, no pensamento positivo, na entrega e na doação e principalmente em si mesmo.

Essa felicidade em si mesmo requer certo compromisso com a própria individualidade, de estar em paz e em sintonia com aquilo que lhe cabe desejar, fazer e principalmente ser. Por isso cabe a cada um de nós olharmos para dentro de si e esquecer de verdade de querer parecer e finalmente ser.

Muitas vezes esse “querer parecer ser feliz” impede a aproximação da felicidade, pois se tem tanto esforço por manter uma imagem que os outros gostariam de ver que a pessoa esquece de ser ela mesma. Ela tenta mostrar a diferença por fora quando que por dentro ainda falta algo e assim, ela vai perdendo a capacidade de ser feliz simplesmente por fazer o que gosta e ser o que realmente é.

Portanto, cabe a cada um de nós olharmos para dentro e notar as verdadeiras felicidades. Escolher e ser aquilo que melhor se deseja ser, pois agindo assim abraçamos nossa autenticidade e liberdade de ser o que verdadeiramente somos e não apenas o que o outro deseja. Agindo assim, provavelmente você conseguirá responder as perguntas que fiz no inicio do texto, pois na verdade a felicidade é unicamente sua.

 

 

Lingia Menezes de Araújo
Psicóloga Clínica
Facebook
Tel.: (31) 3150 -9950 / 9576-9032 / 8671-1127
Rua Miguel de Souza Arruda-233-Alvorada
CEP 32041-470 -Contagem/MG

 

 

OBS.: Todo o conteúdo desta e de outras publicações tem função informativa e não terapêutica.


Recomendados


Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Psicologia

Um comentário

  1. maronmg29@gmail.com'

    MM

    21 de junho de 2015 at 17:23

    Excelente resumo! Coragem e atitude são para os fortes!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

5 exercícios de Pilates para homens

Ao falar de bem-estar e no cuidar da saúde, o Pilates é a prática que…