Home Bem-estar Saúde Psicologia Por que pessoas mentalmente fortes atraem pessoas tóxicas?

Por que pessoas mentalmente fortes atraem pessoas tóxicas?

13 min de leitura
0
0

Existem muitas razões pelas quais pessoas tóxicas se apegam a quem é mentalmente forte. Veja quais são elas.

Costuma-se pensar que as pessoas que são mentalmente fortes estão imunes às pessoas tóxicas. Afinal, elas teriam o poder natural de se defender, rejeitar a manipulação de outras e se sair bem, certo? Mas esse não é caso de todas, infelizmente.

De acordo com a psicologia, as pessoas mentalmente fortes são tão suscetíveis e vulneráveis a pessoas tóxicas quanto qualquer outra pessoa.

Na verdade, é que é até mais provável que elas acabem atraindo as pessoas tóxicas para suas vidas.

Pessoas que conseguem serem objetivas, assertivas, e com traços de personalidade fortes, atraem por sua vez as pessoas tóxicas. Estas, geralmente, tendem a procurá-las por causa de sua natureza bondosa, “iluminada” e de comportamento tranquilo.

O que faz as pessoas tóxicas se aproximarem 

Tudo o que é pensado de forma negativa, com interesse de manipular, distorcer ou comprometer, faz parte da mentalidade de uma pessoa considerada tóxica. E certas coisas ocorrem de forma negativa porque uma pessoa bondosa não possui essas características comportamentais que uma pessoa tóxica mantém e alimenta.

Por este motivo, uma pessoa de mentalidade forte e objetiva tende a imaginar o mundo de acordo com a sua forma de pensar. Ela tem mais tendência a “confiar tranquilamente” nas demais pessoas, e não necessariamente ela dará muita atenção a estes comportamentos ruins.

Logo, apesar de manterem uma atitude inteiramente positiva e mais foco da ética da vida, muitas delas se encontram inesperadamente cercadas por negatividade de todos os lados.

Então, quando isto ocorre, o que fazer?

Talvez alguns de seus atributos positivos possam realmente atrair pessoas tóxicas. Estas pessoas podem, de forma inconsciente ou não, se sentir ameaçadas pela positividade gerada pelas pessoas assertivas.

Em todo caso, elas tentarão manipular e controlá-la limitando o raio de ação que essa personalidade produz.

Segunda a  psicóloga, há 4 razões pelas quais pessoas mentalmente fortes acabam atraindo pessoas tóxicas para perto.

  1. Sinceridade

Uma pessoa assertiva sempre será como um livro aberto. Isso porque a sua honestidade é uma de suas principais características e qualidade. Em geral, elas não se preocupam em ocultar os seus sentimentos ou opiniões dos outros.

Por esta razão, uma pessoa tóxica saberá exatamente como ela se sente, o que ela pensa e como ela lida com certas coisas. Ter o livro aberto é mais fácil de lê-lo, entendê-lo e manipulá-lo.

  1. A assertividade como farol

Toda pessoa assertiva, além de ter uma visão positiva do mundo e serem pessoas positivas, elas brilham por suas qualidades. Muitas vezes, fazem a opção de apenas ver o lado bom nas pessoas, o que é muito raro nos dias de hoje.

E é exatamente por esta razão que as pessoas tóxicas usam desse traço para tirar vantagem daquelas que são mentalmente fortes.

As pessoas tóxicas são emocionalmente e mentalmente menos assertivas e, por isto, dependem de seu sucesso, infelizmente, às custas de quem vive bem consigo. Portanto, para conseguir mais satisfação em suas vidas, juntar-se a uma pessoa mentalmente forte será importante para complementar seu lado negativo.

  1. Calmaria atrai tempestade

Uma pessoa mentalmente forte geralmente tem um bom controle de suas emoções, sendo difícil encontrar um desequilíbrio mental e emocional em suas atitudes.

O que pode ser um privilégio para uns, para outros são formas interessantes de se aproximar e de se apropriar de uma mente calma e tranquila. Pela lógica, uma pessoa mais serena seria mais fácil de manipular.

Quando uma pessoa é mais quieta, é bom para manter a calma em situações difíceis. Mas, por outro lado, acabará também atraindo relacionamentos indesejáveis porque sabem que sua calmaria não será abalada por prejuízos a si mesma.

  1. Generosidade

A generosidade é um dos principais atrativos de uma pessoa tóxica. Quem costuma ser generoso, se não limitar sua doação, podem dar mais do que outras precisam. Além de serem os melhores ombros para chorar, sempre há disponibilidade em ajudar, de uma forma ou de outra as “pessoas que precisam dela”.

As pessoas tóxicas acabam se aproveitando destas justamente por serem pessoas gentis. Pode haver uma falha ao interpretar que uma pessoa é pacífica, mas não passiva.

Como lidar com pessoas tóxicas

Na verdade, as pessoas tóxicas nem sempre sabem ou reconhecem que são tóxicas.

Muitas vezes, ela não tem ideia de como se comporta e que fere as demais pessoas. E da mesma forma, pessoas mentalmente fortes, nem sempre estão conscientes do perigo que representam ao virar a esquina e serem presas fáceis.

Para os psicólogos, por sermos humanos, vivemos em um mundo vulnerável, cheio de contradições e com uma grande variedade de comportamentos, transtornos e fobias. 

Para uma pessoa que percebe o seu “lado oculto” se manifestar, tem de aprender a encontrar as suas qualidades e converter a negatividade em pensamentos e ações mais assertivas.

Por outro lado, para uma pessoa generosa e que vê apenas o aspecto bom das demais pessoas, deve entender que seus limites devem ser visíveis para as demais, e aprender a dizer “não” quando for necessário. Ela deve ter muito cuidado com pessoas que sempre tentam usar de seus pontos fortes em benefício próprio.

Estar ciente disso não significa que o mundo ao seu redor é de todo mal, mas deve se prevenir com coerência de muitos possíveis relacionamentos tóxicos.

Portanto, a chave não é suprimir suas forças positivas, mas sim educar-se a lidar com o mundo real.

Assim, para livrar-se de relacionamentos tóxicos, saiba ouvir e estabeleça seus limites com rigor, sem parecer arrogante ou severo demais. Limite suas conversas com pessoas tóxicas para não mais do que o tempo necessário. Ou seja, sem ser desagradável, continue usando de sua honestidade. 

Lembre-se: generosidade ilimitada é a chave para relacionamentos tóxicos. Construa muros e limites com o tempo. Reserve o melhor de si mesmo para si e para as pessoas que você realmente acredita que vale a pena manter relações duradouras.

 

Artigo elaborado pela Psicóloga Thaiana Brotto


Recomendados


Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Psicologia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Pilates melhora o rendimento em corridas

Método é ótima opção para coordenação, co…