Combinação poderosa: frutas secas e castanhas
Para quem tem buscado saúde e um ritmo de vida mais equilibrado, a dica é unir frutas, sementes e castanhas na alimentação.
Estes ingredientes naturais estão cada vez mais presentes na rotina dos brasileiros. Podem ser consumidos isoladamente, compostos em um mix ou até em receitas e saladas.
O que muitos não sabem é que os benefícios podem ser ainda mais poderosos se eles forem consumidos de forma combinada no dia a dia.
De acordo com a nutricionista Klara Rahmann, consultora da EnovaFoods, combinar esses alimentos é uma estratégia muito vantajosa.
“Cada um desses ingredientes tem nutrientes específicos, que quando combinados, fornecem uma gama mais ampla de benefícios ao corpo, devido a composição mais completa em macronutrientes – proteínas, carboidratos e gorduras boas – e micronutrientes – vitaminas, minerais e agentes naturais antioxidantes e antiinflamatórios – agregando assim, maior valor nutricional, além de aumentarem a sensação de saciedade”, explica.
Além disso, as oleaginosas – castanhas, nozes, amêndoas, amendoim e outras – fornecem um balanço de gorduras boas e proteínas essenciais ao organismo.
Já as frutas secas, devido ao processo de desidratação, concentram o açúcar natural e são carregadas de micronutrientes (vitaminas e minerais), fibras e antioxidantes.
“Os nutrientes das frutas secas são melhores aproveitados pelo organismo a partir da combinação com nuts e sementes”, reforça Klara.
Conheça alguns dos benefícios dessas combinações:
1. Trazem saciedade
As castanhas são ricas em fibras, gorduras boas e possuem alto teor proteico, fazendo com que aumente o estímulo da saciedade.
Essa composição de nutrientes provenientes das nuts, por exemplo, ajudam a controlar a velocidade da absorção do açúcar no sangue, o que também reforça o prolongamento da sensação de saciedade.
2. Ricas em fibras, vitaminas e minerais
As frutas secas contêm muitas fibras e fornecem ao organismo minerais, vitaminas e fitonutrientes essenciais, que tem ação antioxidante e anti-inflamatória e estão altamente associados à prevenção de doenças cardiovasculares, câncer, osteoporose, diabetes e doenças cérebro-degenerativas.
Durante o processo de extração da água nas frutas, os microelementos se concentram do interior para fora, o que aumenta a densidade das vitaminas e minerais nas frutas secas.
As nuts também possuem o seu conteúdo próprio de nutrientes essenciais, de forma que quando consumidas com moderação, oferecem uma boa dose de vitaminas do complexo B, vitaminas C e E, cálcio, ferro, zinco, selênio e demais compostos naturalmente antioxidantes
3. Fonte de energia imediata: mais disposição!
As oleaginosas são boas fontes de proteína vegetal e gorduras monoinsaturadas.
Por conterem magnésio, cobre e selênio, que ajudam a diminuir o estresse, também melhoram a memória e a produção de energia.
A semente de abóbora, por exemplo, possui triptofano, um aminoácido que pode ajudar a regular o sono.
4. Doce saudável
Por causa do processo de desidratação, as frutas secas acabam concentrando mais nutrientes, como minerais e vitaminas.
Além disso, concentram também açúcares naturais da própria fruta, o que faz ampliar o paladar mais doce.
Ou seja, elas podem ser boas opções de sobremesa ao mesmo tempo em que trazem valor nutricional.