Home Organização & Produtividade Organize suas fotos digitais

Organize suas fotos digitais

5 min de leitura
0
0

Qualquer pessoa que viaja no feriado ou vai numa festa volta para casa com a câmera lotada de fotos. Depois de vencer a preguiça para descarregar tudo no PC, o mais comum é deixar os arquivos jogados deixando para a organização para um futuro distante. Se você está lendo isso, é por que o seu dia chegou. A seguir, pequenas dicas para acabar com zona nas suas pastas de fotos.

Apague as porcarias

Esse passo não precisa de muita explicação. Mas, vale lembrar, apagar fotos mal tiradas ajuda a tornar a organização mais rápida e economiza espaço na hora do backup. Então, antes de prosseguir para o backup, dê uma boa olhada nas fotos imprestáveis e apague sem dó.

Coloque nomes úteis

Quando for descarregar as fotos no micro, não seja preguiçoso ou engraçadinho. No assistente para a cópia dos arquivos, escolha algum nome que facilite a busca das fotos no futuro.

Uma boa ideia é começar o nome do arquivo com uma data aproximada e uma descrição curta. Fotos do natal, por exemplo, poderiam ser batizadas como 2010-natal-001.jpg. A mesma ideia vale para o nome das pastas. Capriche um pouco e crie diretórios para o ano e depois para os temas. Mais para frente, vai ser melhor para você.

Quem preferir esnobar o assistente do Windows, pode renomear as fotos em lote usando programas como o IrfanView e o Picasa. Ambos são gratuitos e de uso intuitivo. O Picasa, aliás pode ir bastante além da organização por nome. O programa conta com um recurso para reconhecimento de faces e pode colocar tags automaticamente nas fotos, facilitando ainda mais a busca no futuro.

Faça backups redundantes

O backup ideal das fotos passa por três passos: gravar os arquivos numa pasta do PC, em um DVD e depois na web. Parece exagero, mas micros quebram, DVDs são perdidos e soluções online não são disponíveis 100% do tempo. Por isso, o ideal é a redundância de cópias.

Como gravar DVD você já sabe, vamos pular para as opções de backup online. Uma saída rápida é o Facebook. Você pode subir todas as suas fotos lá sem se preocupar com espaço. Dá para fazer upload de até 200 fotos por álbum e criar quantos álbuns desejar. Para cada envio, você escolhe as opções de privacidade.

Dá para usar as funções de reconhecimento de face do site e mostrar as fotos para todo mundo, só para pessoas selecionadas ou deixar tudo fechado, só para você.

Outras boas alternativas:
Picasa Web, que oferece 1 GB grátis para guardar fotos e tem plano de 20 GB por 5 dólares anuais.

Flickr, com conta gratuita para subir 300 MB de fotos por mês e visualizar apenas as últimas 200 fotos publicadas e plano para armazenamento ilimitado por 45 reais anuais.

Fonte: Blog Info – Como se Faz


Recomendados

livros recomendados - lista amazon

Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Organização & Produtividade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

DIY: 5 dicas para organizar fotos e deixar boas lembranças sempre à mão

Fotografias físicas reconquistam espaço na decoração, em álbuns de retrospectivas e reuniõ…