Home Consciência Os Estágios do Crescimento Espiritual

Os Estágios do Crescimento Espiritual

29 min de leitura
1
0

De acordo com a tradição budista, uma vez que o indivíduo quebrou os três primeiros grilhões e alcançou o primeiro estágio − de Srotapatti −, ele tem diante de si só mais sete encarnações, antes de alcançar o Nirvana.

O segundo estágio do caminho é o estágio daquele que voltará uma só vez, Sakridagamin. Como ser humano, ele viverá na terra uma última encarnação. Ele quebrou três grilhões, e enfraquece outros dois, que são kama-raga, o desejo de existência sensorial, e vyapada, raiva ou animosidade.

O terceiro estágio é o daquele que não retorna, Anagamin. Ele quebra estes cinco grilhões, de modo que não nasce mais no plano humano, mas renasce nos planos chamados “moradas puras”. O quarto estágio é o de Arhat (“o digno”), que alcançou a iluminação ao quebrar a outra série de cinco grilhões, mais elevados. Assim, podemos ver que a jornada é longa.

Na tradição de Raja Ioga, há vários graus de discipulado (chelado).

Há chelas leigos, e há aqueles que estão tentando chegar à condição de chelas leigos. “Um chela leigo é um homem do mundo que afirma o seu desejo de tornar-se sábio nas coisas espirituais”. A seguir, o indivíduo se torna um chela leigo em provação e, finalmente, um chela aceito.

Quanto aos chelas em provação, há uma regra segundo a qual eles devem inevitavelmente passar pelo menos sete anos de testes. Estes “testes” não são provas fixas. É examinada a atitude do chela diante de vários acontecimentos e circunstâncias que surgem em sua vida. Ao final do período ele pode ser aceito ou reprovado. O chela em provação estuda sob a orientação de um chela mais antigo. Um chela em provação deve trabalhar inegoisticamente pela humanidade e tentar libertar-se da ideia de “eu” pessoal, cultivando a intuição. Algumas das qualificações esperadas de um chela são: perfeita saúde física; absoluta pureza mental e física; intenção destituída de egoísmo; solidariedade universal e compaixão por todos os seres vivos; veracidade; firme confiança na lei do carma; e uma percepção intuitiva de que ele é um veículo ou instrumento do Atma divino.[4] […] continua – página 4


Recomendados

livros recomendados - lista amazon

Comentário(s)

Pages 1 2 3 4
  • Antenas Sutis

    O homem está esquecido de suas antenas sutis, com as quais podia sintonizar o Universo e s…
  • 51 Sintomas do Despertar Espiritual

    Perceba os sinais ou sintomas do despertar espiritual. …
  • Religião e Futebol

    Quando você concentra sua atenção e ação, sua práxis, em valores como reconciliação, perdã…
Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Consciência

Um comentário

  1. jessica.elisa@ig.com.br'

    Jéssica Elisa

    2 de setembro de 2010 at 19:53

    Lindo site Sah! Mensagens inspiradoras! Emocionante!
    Mta Luz! Bjo pra ti!

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Antenas Sutis

O homem está esquecido de suas antenas sutis, com as quais podia sintonizar o Universo e s…