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Mindfulness reduz sensação de ansiedade e aumenta produtividade

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Treinos de Mindfulness ampliam várias habilidades, entre elas a concentração

treino em mindfulness

Contas a pagar, levar os filhos para a escola, dar retorno aos clientes, metas desafiadoras, prazos curtos, lidar com erros e outras mazelas do dia-a-dia fazem com que a mente fique oscilando o tempo todo entre o passado e o futuro.

Segundo o Professor DeRose, que ensina mindfulness há 59 anos e é criador do DeROSE Method, esta oscilação impede que a atenção fique onde deveria estar, ou seja, no aqui e no agora, o que interfere diretamente na produtividade e na qualidade de vida.

“No meu tempo o termo usado era concentração. Hoje a palavra ficou mais bonita, mas a essência continua a mesma: melhorar o indivíduo e ampliar as suas habilidades”, brincou DeRose, que completou 75 anos em fevereiro último.

“Alcançar o mindfulness tornou-se tão importante para a sociedade atual justamente porque treinar a concentração no momento presente ou a ‘atenção plena’ – tradução direta do termo, reduz a sensação de ansiedade e de esgotamento físico, a dificuldade de relaxar e de aprender coisas novas. Por outro lado, aumenta a produtividade e melhora a qualidade de vida dos praticantes”, explicou DeRose.

De acordo com a neurocientista e também diretora de uma das escolas DeROSE Method em Paris, Renata Coura, estudos da área mostram que de 96% a 98% das nossas ações cotidianas são executadas de forma automática, com comportamentos condicionados.

Para quebrar esse padrão, é necessário oferecer um estímulo diferente ao cérebro, exercitá-lo assim como fazemos com o corpo quando executamos qualquer atividade física.

Comportamento

DeRose deu início a seu trabalho ainda muito jovem. Desde 1960 ensina técnicas voltadas a este fim e com o passar dos anos a experiência apontou que aprender apenas técnicas não é suficiente. Ele ensina que a reeducação comportamental e a escolha de hábitos produtivos são imprescindíveis para que a mente esteja realmente focada.

“O comportamento tem um papel fundamental neste processo. Você pode treinar concentração por horas, mas se, por exemplo, logo em seguida você tiver um conflito com alguém, seja no trabalho ou na família, e não souber administrar a sua reação emocional, certamente ficará difícil sustentar a concentração nas atividades do dia, ou seja, o estado de mindfulness. O mesmo acontece quando temos pendências a resolver. A lembrança delas torna os exercícios de concentração mais desafiadores do que o necessário”, descreveu.

“Por isso, nas escolas DeROSE Method, o aluno tem todas estas técnicas como um extrato de apenas 20% da metodologia completa, que é baseada em reeducação comportamental”, explicou DeRose.

“Tem que aprender a técnica sim, mas acima de tudo precisa melhorar em algumas questões e aprender como cultivar boas relações humanas, aprimorar a organização pessoal e outras”, comparou.

Sobre o DeROSE Method – DeROSE Method é um programa completo de reeducação comportamental para aumentar a vitalidade, administrar o stress e ganhar foco. Para alcançar isso, o método utiliza uma urdidura entre conceitos e técnicas e sua aplicação promove um incremento de produtividade e alta performance.

Entre os conceitos estão: qualidade de vida; boas relações humanas; boa forma; boa alimentação; boa cultura; boas maneiras; bom ambiente; bons ideais. Para alicerçar o aprendizado da reeducação comportamental, a metodologia conta com técnicas para: reeducação respiratória; tônus musculares; flexibilidade; mindfulness e meditação; mindset; e muitas outras.

Teve início no Brasil e hoje também está presente em New York, Paris, Londres, Roma, Milão, Madrid, Barcelona, Edimburgo, Lisboa, Porto, Buenos Aires, Córdoba, Mendoza, Calafate, Bariloche, Santiago do Chile e Oulu (na Finlândia). Novas unidades estão em implantação na Suíça, Alemanha, Austrália e Canadá. Mais informações e a relação de escolas oficiais podem ser encontradas no site www.derosemethod.org


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