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Meditação Vipassana: O que é e os seus benefícios

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A meditação Vipassana está entre as meditações mais praticadas no mundo. Quando feita de forma consistente, traz inúmeros benefícios e pode mudar verdadeiramente a vida de quem a pratica. É um método prático e simples que visa acalmar a mente e dar paz interior.

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O termo “Vipassana” vem da língua Pali e significa ” ver as coisas tão profundamente como elas realmente são”, ou seja, eliminar todos os padrões mentais que construímos durante a nossa vida. Durante a meditação é necessária uma introspecção, manter os olhos fechados e a coluna ereta. Podendo sentar-se num bloco de yoga ou almofada, na posição de lotus ou meia lótus. 

Esta técnica de meditação é uma das mais antigas da Índia e foi redescoberta há 2.500 anos pelo Buddha. Este método é considerado a essência dos ensinamentos do Buddha e, durante seus 45 anos de ensino, ajudou milhares de pessoas a lidar com o sofrimento, compreender os fantasmas da mente e viver uma vida mais pacífica.

O budismo é uma religião real, enquanto Vipassana é simplesmente uma técnica prática, uma arte de viver. A meditação de introspecção pode ser praticada por qualquer pessoa: budistas, cristãos, hindus, muçulmanos e todos aqueles que desejam trabalhar para melhorar suas vidas.

A prática de Meditação Vipassana

Os princípios que a meditação se baseia são:

Impermanência – À medida que praticamos, tomamos consciência de que tudo está em constante mudança, tanto o que está dentro de nós quanto tudo ao nosso redor está destinado a mudar. 

O apego a algo que está destinado a mudar nos causa muito sofrimento desnecessário.

Inexistência do Ego – Graças à meditação Vipassana, pode-se ver claramente que, como tudo muda tanto dentro como fora de nós, não existe um eu real. Isso porque o que somos agora é diferente do que éramos há alguns segundos e do que seremos em breve.

Sofrimento – Somos nós que criamos as condições em nosso corpo e em nossa mente para garantir que as sementes do sofrimento cresçam e se transformem em plantas.

Graças a Vipassana, pode-se evitar plantar outras sementes de sofrimento e plantar apenas as de felicidade.

Equanimidade – Através da prática constante, pode-se desenvolver uma atitude igual em relação a tudo o que nos acontece na vida. Reconhecer a impermanência tanto do “positivo” quanto do “negativo” trás a equanimidade para lidar com as situações.

Consciência – Conforme você pratica, você adquire uma profunda consciência da respiração, das sensações, das posições que o corpo assume, de suas partes, dos pensamentos e também das armadilhas da mente.

Os Benefícios da Meditação Vipassana

Benefícios Mentais

A primeira coisa que muda quando você decide abraçar esta meditação é a mente. Com a prática acontece que a mente se acalma, o estresse desaparece para dar lugar à serenidade, a paciência se desenvolve, a força de vontade melhora para lidar melhor com as dificuldades, você aprende a arte de deixar ir, você vive mais aqui e agora, a equanimidade surge para coisas positivas e negativas e a concentração melhora incrivelmente.

Benefícios Emocionais

Infelizmente, as emoções afetam nossas vidas muito mais do que pensamos. Isso geralmente acontece quando os reprimimos excessivamente ou quando os deixamos assumir o controle e nos controlarmos.

Em vez disso, devemos buscar equilíbrio e é isso que a prática de Vipassana proporciona.

Acontece então que emoções como raiva, medo, ansiedade, ciúme, tristeza, remorso, decepção, inveja etc. que muitas vezes surgem durante as meditações, lentamente desaparecem para dar lugar a um estado de tranquilidade.

Benefícios corporais

Quando o estresse e a agitação mental vão embora, dá uma sensação geral de calma e, assim, os sistemas respiratório e cardíaco, que geralmente funcionam excessivamente sob estresse, têm benefícios profundos.

Além disso, o fato de ficar muito tempo sentado com as costas retas e no chão permite que os músculos posturais se fortaleçam, os quadris se abram e assim de uma maneira geral a postura melhora.

 

A meditação é uma ferramenta que nos permite mudar a nós mesmos e, graças a ela, também podemos mudar tudo ao nosso redor. Outra qualidade que se desenvolve com a prática é a compaixão, quando o senso de identidade diminui, nos sentimos mais conectados com aqueles ao nosso redor. Para trazer a paz no mundo, precisamos primeiro experimentar a nossa própria paz. 

 

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