Home Consciência Meditação Meditação otimiza o funcionamento do cérebro

Meditação otimiza o funcionamento do cérebro

2 min de leitura
0
0

Segundo a especialista em neuroimagens, Dra. Eileen Luders da Universidade da Califórnia pessoas que praticam a meditação continuadamente têm grandes quantidades de girificação, ou “dobraduras” do córtex, otimizando o funcionamento do cérebro.

A girificação, ou dobragem cortical, é o processo pelo qual a superfície do cérebro – o chamado córtex cerebral – sofre alterações para criar fendas estreitas e dobras, chamado sulcos e giros.

O córtex cerebral está associado com processos como memória, atenção, pensamento e consciência. A formação de mais sulcos e giros otimiza o processamento neural.

O resultado da maior girificação é que o cérebro se torna capaz de processar informações mais rapidamente, além de um reforço na formação das memórias e melhoria na capacidade de tomar decisões.

A pesquisadora encontrou ainda uma correlação direta entre o índice de girificação e o número de anos que as pessoas praticam meditação, ou seja a melhora se intensifica ao longo dos anos, comprovando , segundo ela, a neuroplasticidade, ou a capacidade do cérebro em se adaptar fisiologicamente em resposta a mudanças no ambiente.

via Diário de Saúde

 

 


Recomendados

livros recomendados - lista amazon

Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Meditação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Pilates: Treino ideal para voltar a rotina pós quarentena

O Pilates segue ganhando novos adeptos e tem se mostrado atividade importante para a retom…