Home Consciência Dalai Lama: Somos uma comunidade global

Dalai Lama: Somos uma comunidade global

4 min de leitura
0
0

Nesta entrevista, o Dalai Lama fala sobre a responsabilidade universal e como podemos melhorar o mundo.

Adam Yauch: Poderia falar sobre a responsabilidade universal?

Dalai Lama: Eu acredito que o perdão, a bondade e a compaixão são qualidades importantes porque servem como um fundamento para a calma e estabilidade mentais, e o futuro da humanidade depende disso. É meu dever, como cidadão deste planeta, contribuir o melhor que eu puder para a o bem-estar universal.

A tecnologia está transformando o mundo em uma comunidade global e todos nós estamos relacionados uns com os outros. Muitas das questões atuais, tais como a destruição do meio ambiente e os sistemas econômicos em vigor, transcendem as fronteiras e portanto são questões globais. Então, todos precisam compartilhar de um senso de responsabilidade universal. Sempre achei que as pessoas são as mesmas, em todos os lugares. As diferenças de raça, cultura e religião não são importantes. Já que somos todos os mesmos, precisamos ter um senso de responsabilidade pelo bem-estar de cada um.

 Adam Yauch: Como nós, enquanto indivíduos, podemos contribuir para melhorar o mundo?

Dalai Lama: Eu sinto que, como indivíduos, precisamos desenvolver a compaixão e um senso de fraternidade. Por compaixão, não entendo simplesmente como sentir complacência. A compaixão propriamente dita significa um sentimento de proximidade com os outros e, junto com isso, um senso de responsabilidade. Acredito que, ao nascer, todos os seres humanos estão livres da ideologia mas não da afeição. Apesar do ódio e dos sentimentos negativos serem parte da natureza humana, o amor e a compaixão dentro de nós são ainda maiores.

Sua Santidade Tenzin Gyatso, o 14° Dalai Lama do Tibet, recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1989. Adam Yauch é integrante dos Beastie Boys e co-fundador do Milarepa Fund. Texto gentilmente cedido por Adriano Morallis.

Você acompanha a entrevista completa no site dalailama.org.brAdam Yauch Entrevista S.S. o Dalai Lama


Recomendados

livros recomendados - lista amazon

Comentário(s)

  • Ser é Interser

    Você é eu, e eu sou você. Não é óbvio que nós "intersomos"? Você cultiva a flor em você …
  • O Poder de Cooperar

    Cooperação é um momento para o outro, empenhando-se para ser e fazer o seu melhor, sabendo…
Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Consciência

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Ser é Interser

Você é eu, e eu sou você. Não é óbvio que nós "intersomos"? Você cultiva a flor em você …