Home Bem-estar Saúde Transplante capilar é realmente um procedimento seguro?

Transplante capilar é realmente um procedimento seguro?

7 min de leitura
0
0

Especialista esclarece a cirurgia que é uma das mais procuradas no mundo

O mais recente caso envolvendo óbito por conta de cirurgia de transplante capilar foi amplamente divulgado pela mídia. No entanto, a cirurgia, que é uma das mais procuradas no mundo atualmente, não envolve tantos riscos. É o que explica o médico dermatologista da Clínica 40K, Leandro Ribeiro Mauro.

A Clínica 40K atende exclusivamente homens, e o procedimento de transplante capilar é o mais procurado entre os pacientes. “Por se tratar de uma cirurgia minimamente invasiva, ela envolve pouquíssimos riscos. Sempre que um paciente nos procura, seja para este ou para qualquer outro procedimento, nós recomendamos que ele passe por uma bateria de exames, baseado na história e no exame clínico individual, para verificar a saúde dele e ver se ele está realmente apto a enfrentar a cirurgia”, esclarece o profissional que destaca que o exame clínico é o passo mais importante para definir quais exames complementares devem ser solicitados.

Sinceridade do paciente é essencial

De acordo com o Dr. Leandro Mauro, nos casos noticiados pela mídia, não se pode afirmar que exista um culpado, pois deve haver uma cumplicidade e honestidade entre médico e paciente.

“Durante todo o processo das consultas, o paciente deve dizer a verdade para o médico, principalmente quando procedimentos cirúrgicos estão envolvidos. É importante que o candidato a transplante ou a qualquer outro procedimento informe ao médico seu histórico de saúde, se faz uso de algum medicamento, se possui algum problema ou uma doença crônica, se está fazendo acompanhamento com outros profissionais para que possamos investigar a saúde deste paciente e indicar o melhor procedimento”, afirma.

Os médicos ainda dependem da veracidade dessas informações, pois um paciente que maquia seu estado de saúde a fim de realizar procedimentos cirúrgicos o mais rápido possível, pode estar comprometendo a sua própria vida.

“Muitas vezes, o paciente tem pressa de realizar o procedimento, e por isso, acaba escondendo do médico determinados problemas de saúde. Isso não pode acontecer, mesmo porque, o cirurgião tem que estar ciente do histórico deste paciente, bem como o uso de medicamentos que podem causar reações adversas, dependendo da associação medicamentosa ou do real quadro de saúde do paciente”, revela Dr. Leandro.

Saúde é o que interessa

De acordo com o médico, é importante que os exames sejam realizados de acordo com a solicitação do profissional de saúde e que, em caso de algum impeditivo para a cirurgia, o paciente aguarde.

“Mais importante do que estar com o visual e a autoestima em dia, é estar saudável. Caso os exames apresentem alguma alteração, é recomendável que o paciente trate antes qualquer problema que possa existir, para então estar apto a se submeter aos procedimentos que deseja. Destacamos também que, mesmo a cirurgia de transplante capilar sendo minimamente invasiva, o pós-operatório é delicado, e o resultado, tanto neste, como em qualquer outro procedimento, depende também da conduta do paciente”, conclui o especialista.

Sobre a Clínica 40K

Formada por profissionais de destaque nas áreas de tricologia, dermatologia e cirurgia plástica, a Clínica 40K é pioneira no país a atender exclusivamente o público masculino, priorizando a individualidade dos seus pacientes, considerando, principalmente, a anatomia do homem.

Mais informações podem ser obtidas pelo site www.clinica40k.com.br ou pelo telefone 41-9 9910-1140. Endereço: Rua Portugal, nº 82 – São Francisco — Curitiba PR

 

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja Também

Inverno e as baixas temperaturas podem aumentar a queda dos cabelos?

Veja dicas para manter os fios bonitos e saudáveis O inverno pode trazer problemas …