Home Bem-estar Saúde Tonturas e enjoos estão entre os sintomas que levam cada vez mais pessoas a procurar por oftalmologistas

Tonturas e enjoos estão entre os sintomas que levam cada vez mais pessoas a procurar por oftalmologistas

5 min de leitura
1
0

Apesar de ser uma das áreas mais importantes da medicina, por lidar exatamente com o órgão responsável por nos permitir ver o mundo, a oftalmologia é uma especialidade que, frequentemente, é deixada em segundo plano por boa parte das pessoas que faz uma visita de rotina ao médico.

Glaucoma: Diabetes, Miopia e Hipertensão aumentam as chances de desenvolvimento da doença

A grande verdade, entretanto, é que boa parte dos brasileiros pode apresentar sintomas de problemas oculares, sem nem mesmo imaginar que eles podem ter relação com a qualidade de sua visão.

Apesar dos mais de 16 mil oftalmologistas registrados e atuantes no país, mais de 4.000.000 de brasileiros apresentam pelo menos um tipo de deficiência visual, que poderiam ser facilmente tratadas e evitadas.

Mesmo que boa parte dessa ausência de tratamento tenha relação com regiões do país que não contam com a atuação significativa de um oftalmologista, muitos pacientes permitem o avanço de doenças de simples tratamento – como a miopia, a hipermetropia e o astigmatismo – por ignorarem ou confundirem sintomas relacionados a elas.

As dores de cabeça, desconfortos oculares e dificuldades de concentração já são sintomas que levam muitas pessoas a procurar uma consulta com um oftalmologista. Entretanto, outras manifestações também têm motivado os clínicos gerais e neurologistas a orientar seus pacientes a se consultar com um especialista em visão.

A tontura e o enjoo são alguns desses sintomas que, frequentemente, têm sido relatado por pacientes que apresentam algum tipo de problema de refração ou presbiopia. Eles ocorrem exatamente pela reprodução errada da imagem visual, causada pelas falhas que caracterizam a miopia, o astigmatismo e a hipermetropia.

Essa pequena ilusão, que é uma consequência do problema diagnosticado na retina, pode causar uma sensação de desequilíbrio no nosso cérebro, desenvolvendo a tontura e, consequentemente, náusea e enjoos frequentes.

Como a náusea e a tonteira podem ser sintomas também encontrados em doenças relacionadas com o trato gastrointestinal, com a infecção alimentar e até mesmo com a gestação, os pacientes com essas manifestações, muitas vezes, passavam por longos tratamentos que ofereciam apenas um suporte paliativo para seus desconfortos.

Uma vez diagnosticada a condição ocular, o uso de lentes corretivas pode solucionar imediatamente os sintomas que, por muito tempo, diminuíram a qualidade de vida do paciente que buscou ajuda médica.

Para recuperar a qualidade de vida e evitar que estes sintomas perdurem em sua rotina, é que especialistas recomendam a visita anual a um oftalmologista, para realizar o diagnóstico e tratamento precoce de uma possível alteração na qualidade da visão.

A GlobalMed Clínica é um centro de especialidades médicas em São Paulo, que oferece consultas a preços populares. Para pacientes que procuram um atendimento com oftalmologista barato, a clínica conta com especialistas qualificados e prontos para garantir o suporte necessário em diferentes regiões da capital paulista.


Recomendados

livros recomendados - lista amazon

Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

6 motivos para não ter medo da cirurgia de transplante de córnea

De acordo com um levantamento do New York Times, as pessoas consideram perder a visão como…