Home Bem-estar Fitness Suplementos alimentares: você precisa deles?

Suplementos alimentares: você precisa deles?

6 min de leitura
0
0

Como o nome já diz, suplemento alimentar serve para “suplementar” alguma deficiência de vitaminas, minerais e aminoácidos que o indivíduo não consegue obter na alimentação normal.

suplementos

Bastante recomendado para pessoas com carências nutricionais e também para quem pratica atividade física, para melhorar o rendimento e para repor as perdas nutricionais que o exercício proporciona.

No mundo atual que nós vivemos, perdemos e deixamos de consumir muitos nutrientes por conta da vida corrida que temos, com doenças como o estresse, falta de tempo para preparar alimentos saudáveis tendo que recorrer aos industrializados. Com isso a utilização de suplementos alimentares chega a ser mais que necessário no dia a dia.

Dentro das academias o que mais escutamos é: “quer emagrecer? Toma isso.”, “quer ganhar músculos? Toma aquilo”, e por aí vai. Tem gente que não sabe nem o que está tomando e nem para o que é.

O perigo é comprar suplementos recomendados por pessoas que não são profissionais da área. Cada um tem o biotipo diferente, o suplemento que serve pra um, não necessariamente pode servir pra você.

Uma coisa bem engraçada que eu ouço em academia é “não sei pra que serve, mas tô tomando porque fulano falou que é bom”. Já peguei alunos querendo emagrecer e tomando suplemento para o objetivo contrário e assim vice-versa. Isso realmente é um absurdo.

Tipos de Suplementos

Suplementos Hipercalóricos: São suplementos que possuem um valor energético alto. Esses suplementos são compostos por carboidratos e aminoácidos essenciais, ou seja, aminoácidos que não produzimos no nosso organismo.

Suplementos Hiperprotéicos/aminoácidos: São suplementos proteicos e possuem compostos de aminoácidos essenciais ao nosso organismo que ajudam na formação de músculos.

Suplementos Termogênicos: Ajudam no aumento do metabolismo. Contribuem na perda de peso e gordura corporal.

Suplementos Antioxidantes: Rico em nutrientes antioxidantes, ajuda na limpeza do organismo. Quem pratica muita atividade física acaba liberando muitos radicais livres no organismo que são responsáveis pelo envelhecimento precoce ou mesmo que levam a doenças como o câncer. Esses antioxidantes ajudam na eliminação desses radicais livres.

Suplementos Polivitamínicos e Minerais: Para pessoas que necessitam complementar vitaminas e minerais no dia a dia.

Suplementos Hormonais (anabolizantes): São substâncias que estimulam a produção de hormônios. Muito cuidado no seu consumo porque hoje em dia nas academias são muito comercializados. Sempre é necessária uma avaliação médica para analisar necessidade de utilizá-los.

Uma dica para quem está voltando a malhar, espere um tempo de um a dois meses para fazer uso de suplementos, nesse início não há necessidades do uso porque a carga de exercícios e a intensidade dos treinos ainda serão fracos.

Outra dica é procurar um nutricionista esportivo, só ele para saber sobre a real necessidade que você terá de fazer uso de suplementos junto com uma alimentação adequada. Tem muitos nutrientes que nem precisa de suplementos, na própria alimentação você consegue retirar a quantidade necessária.

Um abraço e até a próxima!!!
Facebook:  Personal Trainer Fábio Soliva


Recomendados

livros recomendados - lista amazon

Comentário(s)

Carregar mais posts relacionados
Carregar mais em Fitness

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja Também

Whey protein: os mitos sobre um dos suplementos mais consumidos no Brasil

O mercado de suplementos alimentares, movimenta cerca de R$ 1,5 bilhão por ano, sendo o Br…